Por Ana Clara Marinho, G1 PE
O processo eleitoral do Brasil foi aberto em Fernando de Noronha, neste domingo (15). A ilha tem fuso horário uma hora a frente de Brasília e não tem eleição municipal, porque é um distrito estadual. Um posto de justificativa foi instalado na quadra da Escola Arquipélago, que abriu às 7h (horário local).
O primeiro a justificar a ausência de voto foi o médico Fernando Cavalcante, que é eleitor do Recife. “Eu vim logo cedo porque é um dever cívico. Estou como turista na ilha e vou aproveitar o resto do dia para desfrutar essa beleza natural”, falou o médico.
Serviço do TRE tira dúvidas sobre eleições pelo telefone
Tribunal intensifica combate a fake news nas eleições
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) escalou nove voluntários para o trabalho neste domingo. A expectativa do órgão é ter um movimento tranquilo, uma vez que o número de turistas na ilha está reduzido por causa da pandemia da Covid-19.
“Acreditamos que o trabalho vai ser tranquilo, o movimento em Noronha é pequeno e o eleitor ainda tem a opção de utilizar o aplicativo é-título. Estaremos no aguardo até as 17h”, informou a responsável pelo TRE, Edleuza Santos.
A população Fernando de Noronha participa das eleições a cada quatro anos, quando votam para presidente, governador, senador, deputados e conselheiros distritais.