Home » Sem categoria » Defensoria Pública inaugura nova sede na Mata Norte do Estado

Defensoria Pública inaugura nova sede na Mata Norte do Estado

A Defensoria Pública de Pernambuco inaugurou, nesta terça-feira (19), a sede do novo Núcleo de Nazaré da Mata, a 67 quilômetros do Recife, na Zona da Mata Norte do Estado. Fruto de um termo de cessão entre o Ministério Público de Pernambuco e a Defensoria, a nova sede disponibilizará ao cidadão vulnerável da região uma melhor estrutura para atendimento. O espaço conta com sala de triagem, três salas de atendimento, sala de reuniões e sala para mediação de conflitos.

Durante a solenidade de inauguração, o Defensor Público-Geral José Fabrício destacou a necessidade de proporcionar aos Defensores Públicos, servidores, estagiários e assistidos locais adequados e humanizados para atendimento adequado. “A Defensoria vem prestando um serviço de excelência em todo o Estado e a inauguração deste novo Núcleo em Nazaré da Mata só reforça o compromisso desta gestão, que é proporcionar sempre as melhores condições de trabalho e espaços dignos para recepção dos munícipes”, afirmou o Defensor Geral.

Para a Coordenadora do Núcleo de Nazaré da Mata, a Defensora Pública Marina Joffly, a estrutura não pode ser encarada apenas como uma questão de conforto, mas também de dignidade. “É de extrema importância atendermos a população em um local digno. Agora temos um Núcleo como esse, onde as pessoas vêm, esperam à vontade com água, café, chegam em uma sala e ficam sozinhas com a gente. A estrutura acaba se relacionado com aquilo que a gente se destina, a resolução dos problemas daquelas pessoas”.

Lotado em Carpina, o Defensor Público Zacarias Guedes agradeceu especialmente ao esforço da gestão para a abertura da nova sede e explicou o quanto é importante para a região a inauguração do núcleo na cidade, que já foi o centro da Zona da Mata Norte de Pernambuco. “Nazaré é uma cidade importante na região e que já teve dois termos judiciários, as cidades de Tracunhaém e Buenos Aires pertenciam à nossa comarca. É uma comarca bastante movimentada, com muitos processos. Com o passar do tempo, Carina, por sua posição geográfica, ganhou representatividade, deixando Nazaré carente de uma Defensoria. Eu, na época, tive a honra de ser o primeiro Defensor cidade. E a gente notava as deficiências por Nazaré ser uma cidade pobre. Com a inauguração, o novo prédio passa a ser totalmente equipado para nossas necessidades. É um orgulho muito grande para a Defensoria e pra nós Defensores ter um apoio como este aqui em Nazaré”, disse Zacarias Guedes.

Conhecedora do espaço, a Promotora Maria José, represente do Ministério Público na solenidade, comentou sobre ter à disposição da população uma unidade da Defensoria Pública com boa estrutura. “Nazaré é uma cidade com mais de 30 habitantes que necessita desse amparo. Necessita que a população pobre tenha o mesmo nível de assistência que a população que pode pagar um advogado. Eu fiquei muito feliz em saber que a sede do Ministério Público, durante muitos anos ininterruptos, está sendo ocupada por um órgão de extrema importância não só para a comunidade, mas para a sociedade como um todo”, afirmou a Promotora.

O Procurador do Município, Lyndon Johnson, comemorou o fato de que o reforço na estrutura física da Defensoria Pública interferirá diretamente no reforço da estrutura jurídica da região.“O Estado tem uma estrutura para o órgão de acusação, uma estrutura para o órgão judiciário. Mas também tem que ter uma estrutura de defesa aos menos favorecidos que serão beneficiados com esse equipamento público, no qual poderão ser bem assistidos por um Defensor Público. Então, essa estrutura que a Defensoria está promovendo em prol de nossa população é muito bem-vinda”.

Também estiveram presentes na solenidade o Subdefensor Geral Henrique Seixas, o Subdefensor do Interior Clodoaldo Battista, o Subdefensor Criminal da Capital Rafael Bento, o Defensor Público João Duque, a Advogada Roberta Freitas e o Tenente Pascoal.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários