Home » Sem categoria » Autonomia do BC e projeto dos depósitos voluntários fortalecem compromisso com disciplina fiscal, diz líder

Autonomia do BC e projeto dos depósitos voluntários fortalecem compromisso com disciplina fiscal, diz líder

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), defendeu nesta terça-feira (20) a votação dos projetos que tratam da autonomia do Banco Central (BC) e do acolhimento de depósitos voluntários das instituições financeiras, que seriam um novo instrumento de gestão da liquidez, no lugar das operações compromissadas do BC. A proposta, segundo o líder, terá forte impacto na redução da dívida pública e, junto com a autonomia do BC, “ancora as expectativas em relação à disciplina fiscal e, sobretudo, ao controle do endividamento público.” Fernando Bezerra defendeu que os projetos sejam colocados em votação no plenário do Senado na próxima quinta-feira (21).
“O projeto do senador Rogério Carvalho vem para acabar com uma das coisas estranhas da nossa contabilidade, que são as operações compromissadas do Banco Central, que terminam por informar um tamanho de dívida pública do Brasil que não guarda correspondência com a mesma métrica que se chega ao endividamento dos outros países. A aprovação do projeto poderá, numa perspectiva muito pessimista, reduzir o cálculo da dívida pública entre 16% e 34%”, disse o líder do governo.
Ele também defendeu a votação do projeto do senador José Serra (PSDB-PE), que trata das concessões ferroviárias, e do Marco Legal do Gás. “São quatro matérias que estão praticamente acordadas por amplo entendimento entre diversas lideranças partidárias e que terão repercussão extremamente positiva na economia e nas expectativas para o crescimento do Brasil a partir de 2021”, acrescentou.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários