Os mandatos dos membros do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que se encerrariam no final deste ano, poderão ser prorrogados até 31 de dezembro de 2021 em razão da pandemia do novo coronavírus. A proposta, contida no Projeto de Lei (PL) nº 1549/2020, foi aprovada na reunião da Comissão de Negócios Municipais nesta quarta (28).
Segundo o Poder Executivo, que apresentou a proposição, a escolha dos novos integrantes do Conselho, que deveria acontecer este ano, é inviável. “A realização da eleição na forma presencial ocasionaria aglomeração de pessoas e, na forma virtual, prejudicaria a plena participação da sociedade civil”, argumentou o Governo do Estado na justificativa da matéria.
Além disso, o PL 1549 amplia de dois para quatro anos o mandato dos conselheiros eleitos. “Essa mudança aumentará a qualidade da representação, que não sofrerá mais descontinuidade”, considerou o relator da proposta no colegiado, deputado Aluísio Lessa (PSB).
Recuperação – O encontro desta quarta também marcou o retorno do deputado Rogério Leão (PL) aos trabalhos da Comissão de Negócios Municipais. O parlamentar, que preside o colegiado, passou 15 dias internado por conta da Covid-19. “Após oito dias com sintomas leves, comecei a sentir falta de ar e fui para o hospital. Cheguei a ficar com 50% da capacidade dos pulmões comprometida. Foram 12 dias na UTI”, relatou.
“É uma doença muito séria; a gente sofre uma sensação muito ruim de falta de ar, de estar se afogando no seco. Quero fazer um apelo para que a população não relaxe nas medidas de prevenção. É preciso redobrar o cuidado, principalmente para quem tem diabetes, sobrepeso e pressão alta”, alertou Leão.
Os deputados Roberta Arraes (PP) e Aluísio Lessa comemoraram a recuperação do presidente do grupo parlamentar e ressaltaram a importância das ações para impedir a transmissão do vírus. “Nós, como agentes públicos, precisamos dar o exemplo e sempre usar máscaras em eventos coletivos. Às vezes, eu me sinto um ‘estranho no ninho’ por ser o único a estar com máscara em alguns encontros, mas é o que defendo”, observou o socialista.