Por Blog da Folha
Após ter sido escolhido para compor a lista tríplice definida pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e ter seu nome aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o advogado Rodrigo Beltrão foi escolhido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) para ocupar o posto de desembargador eleitoral titular do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).
“Espero poder contribuir com a Justiça Eleitoral para garantir que as eleições ocorram dentro da normalidade democrática e de legitimação da vontade popular”, afirmou Beltrão, frisando que ainda não há definição sobre a data da posse, mas que deve entrar em exercício ainda no mês de outubro, dando início ao mandato de dois anos, que admite a recondução ao cargo por outro biênio.
O novo desembargador eleitoral do TRE-PE enfatizou o combate à desinformação como um dos principais desafios do pleito municipal de 2020. “Essa eleição é uma eleição que ainda está sujeita à administração das novidades tecnológicas, sobretudo a comunicação dos candidatos via redes sociais. Então há principalmente uma preocupação com o combate às fake news ou qualquer outra forma de propaganda irregular que venha a desinformar o eleitor e manipular a vontade do povo”, sublinhou.
Beltrão frisou que o exercício da função de desembargador eleitoral “significa um desafio, uma experiência nova e uma grande responsabilidade”. “Sou sabedor que tenho um mandato a cumprir e que guardarei profissionalmente minha atividade na advocacia. Estarei magistrado nas eleições, mas sou oriundo da classe dos juristas e esse mandato não me desvia da minha carreira como advogado”, destacou.