Informações e fotos Blog Ricardo Antunes
A nossa série de matérias sobre os funcionários fantasmas das prefeituras começa a semana com um fato, no mínimo, inusitado. Felipe Matheus da Silva Ferreira, que consta da folha de pagamento da Prefeitura de Ipojuca como chefe de seção, tem outro “trabalho”: É ele quem faz o cabelo e a maquiagem da prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB).
De acordo com o portal de transparência da própria prefeitura, Felipe Matheus trabalha como chefe de seção da Secretaria de Educação do município, mas fontes revelaram que ele pouco aparece por lá.
Na semana passada, e nesta semana, sob o pseudônimo de “Paulinho”, o blog ligou nada menos do que três vezes para a Secretaria de Educação de Ipojuca para saber se “Pinho”, como Felipe Matheus é conhecido, se encontrava lá. A informação era de que ele “não estava”.
De acordo com o portal de transparência da própria prefeitura, Felipe Matheus trabalha como chefe de seção da Secretária de Educação do município.
Nosso produtor ligou ainda para o salão de beleza que ele tem com uma irmã. Sem dizer que éramos jornalistas, conseguimos um agendamento para quarta-feira, às 9 horas.
Nesse horário, supostamente, ele deveria estar trabalhando na prefeitura. O blog usou o argumento de que tinha uma filha que iria casar e perguntou se ele tinha disponibilidade para passar dois dias no Recife. Ele disse que sim.
Além desse caso, chegaram à nossa redação nomes de várias outras pessoas que estão lotadas na prefeitura, mas que não dão um dia de trabalho. Os salários que vão de R$ 5 mil até R$ 10 mil indicam também que pode haver uma “legião de amigos” da prefeita fazendo a tal da “rachadinha”, prática que consiste em devolver parte do salário a algum padrinho político.
Em uma das ligações, o blog confirmou que “Pinho” é mesmo o cabeleireiro oficial da prefeita, e que ele abriu um salão junto com a irmã, Kamila Moura.