O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta sexta-feira (24.07), de um debate por videoconferência com pesquisadores das Universidades Federal de Pernambuco, Federal Rural de Pernambuco e o cônsul do Japão, Jiro Maruhashi. Ele ressaltou o trabalho realizado pelo Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 no Estado e ouviu as experiências dos demais participantes. “Respeitar a ciência e salvar vidas têm sido duas prioridades do Governo de Pernambuco durante toda essa crise e também no Plano de Convivência com o novo coronavírus”, disse Paulo Câmara.
O governador também destacou que, neste sábado (25.07), vai inaugurar novas estruturas hospitalares para garantir a assistência médica aos pacientes com a Covid-19 nos municípios de Petrolina e Serra Talhada, duas macrorregiões que apresentam números preocupantes. Em Serra Talhada, o atendimento se dará no Hospital Geral do Sertão Governador Eduardo Campos, cuja primeira etapa será dedicada exclusivamente aos pacientes da Covid-19.
A unidade de saúde é a mais moderna do interior de Pernambuco, e vai beneficiar 840 mil habitantes de 35 municípios da região. “A expansão no interior faz parte da maior operação logística e sanitária da nossa saúde. Em quatro meses, abrimos mais de 800 leitos de UTI e quase mil de enfermaria para enfrentar a pandemia da Covid-19. Esse esforço foi reconhecido por um estudo divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz, que colocou Pernambuco com a segunda maior disponibilidade de leitos de UTI em relação ao número de habitantes do País”, concluiu Paulo Câmara.