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Com retorno em 2020 apenas para estudantes em anos de fechamento, deputado solicita retomada da educação ao Governo do Estado

O deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB), vice-presidente da Comissão de Educação da ALEPE está sugerindo ao Governo do Estado que o retorno às aulas seja realizado de forma híbrida e com a adoção do Sistema de Ciclos. O parlamentar protocolou uma indicação onde detalha a proposta que prevê apenas estudantes em anos de fechamento da etapa escolar (5º e 9° anos do Ens. Fundamental e 3° ano do Ens. Médio, EJA e Subsequente) voltando em 2020. As aulas para esses estudantes mesclariam atividades remotas com presenciais no chamado ensino híbrido.

A indicação aponta o mesmo formato para os educandos das demais séries, mas com retorno apenas em 2021, com o conteúdo didático de 2020 sendo distribuído ao longo do próximo ano. “Os conteúdos didáticos propostos para o ano letivo de 2020, seriam desmembrados para finalização em 2021 de forma presencial e remota. Uma proposta educacional comprometida com a transformação de todo sistema educacional: Sistema de Ciclos, um modelo inclusivo e não seletivo, através do qual a aprendizagem se dá por etapas ou fases, cujos conteúdos significativos são avaliados sistematicamente para se alcançar os objetivos de final de Ciclo”, explica Dutra.

Defensor do ensino híbrido desde que as aulas foram suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, o deputado exalta a capacidade da rede estadual de ensino para garantir a qualidade e a segurança na retomada das aulas. “Temos a maior rede de educação a distância do Brasil e nossa educação está há vários anos como uma das melhores do país. Então é a hora de unir o que temos de melhor em EAD e o que temos de melhor no ensino presencial para, de forma planejada, garantirmos a continuidade do desenvolvimento educacional de nossos jovens”, disse.

Em sua proposta, Paulo Dutra ressalta ainda a importância do protocolo de retomada divulgado no último dia 15 de julho pela Secretaria de Educação e Esportes para garantir a segurança de estudantes e professores. No protocolo, o Governo do Estado estabelece uma série de critérios para que as escolas se preparem para o retorno que ainda não tem data divulgada. Dentre as medidas estão orientações sobre distanciamento social, medidas de proteção/prevenção e monitoramento/comunicação.


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