Home » Sem categoria » Alepe: Remanejamento de emendas para o combate à Covid-19 é destaque no balanço da Comissão de Finanças

Alepe: Remanejamento de emendas para o combate à Covid-19 é destaque no balanço da Comissão de Finanças

No primeiro semestre de 2020, a Comissão de Finanças da Assembleia redirecionou mais de 70% das emendas parlamentares a ações de saúde pública e assistência social. Foram 496 remanejamentos de valores, um aumento de 300% em relação ao primeiro semestre de 2019.

Na última terça, o presidente do Colegiado, deputado Lucas Ramos, do PSB, apresentou os resultados obtidos pela Comissão no primeiro semestre de 2020. E destacou o empenho do Legislativo estadual no enfrentamento da pandemia do coronavírus: “Isso foi um esforço conjunto de todos os deputados para que a gente pudesse fortalecer a saúde pública e a assistência social, e o resultado desses remanejamentos foi a designação de mais de 70% das emendas de reserva parlamentar para ações de combate à Covid-19, ações que salvaram e salvarão a vida dos pernambucanos”.

Das 17 reuniões realizadas pela Comissão de Finanças no semestre, 13 foram virtuais, utilizando o Sistema de Deliberação Remota. Nos encontros, o Colegiado apreciou 185 decretos legislativos reconhecendo a ocorrência do estado de calamidade pública em todos os municípios, e no próprio Estado de Pernambuco. Com a medida, os prefeitos ficaram dispensados de atingir metas fiscais para conter os efeitos da pandemia e atender à população.

Também foram realizadas duas audiências públicas para análise do Relatório de Gestão Fiscal do Estado. Em uma das reuniões, o secretário da Fazenda, Décio Padilha, expôs a situação econômica de Pernambuco, em 2020, sob o impacto da Covid-19. O gestor apontou uma perda de arrecadação de ICMS na ordem de 245 milhões de reais em abril. Para o mês de maio, a Fazenda Estadual projetou uma redução de 36% na receita do imposto.

Ainda no primeiro semestre de 2020, o Colegiado aprovou as contas do governador referentes aos anos de 2014, 2015 e 2016. Segundo Lucas Ramos, o relatório referente ao exercício de 2017 está pronto, e deve ser apreciado já nesse segundo semestre.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários