Ficar em casa não é opção para quem está em tratamento de hemodiálise. Para manter o corpo funcionando, é necessário se deslocar, pelo menos, três vezes por semana, até uma clínica para realizar o tratamento, que dura em torno de três a quatro horas. Considerados de alto risco em tempos da COVID-19, os cuidados básicos com a higiene são fundamentais para que estes pacientes não sejam infectados.
Diante do exposto, em meio a pandemia, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Diretoria de Fiscalização, em parceria com Multirim, estão realizando a locomoção de idosos da Região Metropolitana do Recife – RMR, que estão realizando tratamento de hemodiálise.
A ação, que acontece 3 vezes por semana, tem como objetivo o deslocamento desses pacientes de forma segura e a não interrupção do tratamento. O DETRAN-PE está disponibilizando uma van, viaturas e motocicletas batedores para auxiliar no transporte.
Segundo o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles, os idosos são levados de van até a unidade sempre que necessário para o tratamento. “A ideia é facilitar o trajeto de casa até o hospital, já que são pessoas com baixa imunidade”, destacou.
Além disso, agentes de trânsito do DETRAN-PE realizam ação de fluidez próximo aos principais Hospitais da capital, quando são disponibilizadas viaturas e moto batedores, contribuindo com o distanciamento social, sem atrapalhar o tratamento desses pacientes.