Home » Sem categoria » Políticos lamentam morte de do ex-prefeito de Olinda Germano Coelho

Políticos lamentam morte de do ex-prefeito de Olinda Germano Coelho

Políticos pernambucanos lamentam morte do ex-prefeito de Olinda Germano Coelho,  que faleceu nesta manhã, aos 93 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Foi com um sentimento de profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Olinda, Germano Coelho. Humanista e extremamente dedicado à educação, entendia ser essa a única saída para garantir a igualdade social. Fundador do Movimento de Cultura Popular, onde atuou ao lado de figuras como Miguel Arraes, Paulo Freire e Ariano Suassuna, entre tantos outros, Germano era também um grande combatente das injustiças. Prefeito eleito pela primeira vez em plena ditadura militar, lutou bravamente, nas fileiras do MDB, contra o regime de exceção. Neste momento de perda e tristeza, quero me solidarizar com todos os seus familiares e amigos.

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco

Olinda perde, hoje, um dos nomes mais marcantes da sua história. Advogado, educador, humanista e pensador social católico são alguns dos predicados escolhidos pela imprensa para definir o ex-prefeito Germano Coelho, que esteve à frente do Executivo municipal entre 1977-1980 e 1993-1996. Fundou o Movimento de Cultura Popular, em 1960, trabalhou para que Olinda recebesse o título de Cidade Patrimônio da Humanidade, concedido pela Unesco em 1982. Em nome dos que fazem a Assembleia Legislativa de Pernambuco, externamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e aos olindenses que se identificam com a biografia de Germano, um homem que será sempre lembrado pelo trabalho notável que realizou na Política.

Deputado Eriberto Medeiros
Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Foi com grande pesar que o PSB de Pernambuco recebeu, na manhã desta quarta-feira (15), a notícia do falecimento do advogado, educador e humanista Germano Coelho, que foi filiado ao Partido Socialista Brasileiro entre 2007 e 2011.

Com uma trajetória marcada pela defesa da educação como uma das possibilidades de transformação social, Germano foi um dos idealizadores do Movimento de Cultura Popular (MCP), instituído na gestão do então prefeito do Recife, Miguel Arraes, que tinha como objetivo conscientizar a população através da alfabetização e educação de base.

Ex-prefeito de Olinda por duas vezes, Germano deixa um legado, um exemplo e um vazio na política e na educação de Pernambuco. A todos os seus familiares e amigos, nossa solidariedade.

Sileno Guedes
Presidente estadual do PSB

 


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários