O trabalho do Governo do Estado, no sentido de tornar pública todas as ações desenvolvidas para combater o novo coronavírus, vem ganhando reconhecimento de importantes instituições que atuam na área do controle social. Assim como a pesquisa da Open Knowledge Internacional (OKBR), que apontou Pernambuco como o único Estado brasileiro a apresentar um resultado considerado “de alto nível de transparência”, a Transparência Internacional – organização não-governamental presente em mais de 100 países e que atua há mais de 20 anos no combate à corrupção – reafirmou a importância da iniciativa da administração estadual.
O coordenador de Pesquisa da entidade, Guilherme France, que vem organizando reuniões em âmbito nacional para reforçar juntos aos estados a necessidade de se estruturar os dados sobre a pandemia da Covid-19, elogiou o trabalho de Pernambuco. “Nossos pesquisadores estavam buscando as respostas dos estados nesse momento de crise e encontraram o Portal da Transparência pernambucano. É uma excelente iniciativa”, parabenizou.
Desenvolvido e mantido pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), o Portal reúne todos as normativas sobre o combate ao coronavírus em Pernambuco. Além desses documentos, também podem ser consultados os links para as páginas criadas pelas secretarias de Saúde (SES) e de Planejamento e Gestão (Seplag), assim como da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), com dados sobre a evolução da Covid-19 no Estado, no Brasil e no mundo; atualizações epidemiológicas; e orientações sobre as contratações e compras emergenciais relacionadas à pandemia.
Dentro das metas de ampliação conteúdo disponibilizado pelo site, está a criação de um ambiente específico para os dados de contratações e compras realizadas pelos hospitais dos Servidores (HSE), Militar de Área do Recife (HMAR) e Universitário Osvaldo Cruz (Huoc), além do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape).
“É um direito da sociedade saber como o Estado vem trabalhando e, a partir do momento que divulgamos todas essas informações, mostramos a integridade e a ética da administração pernambucana”, ressaltou a secretária da SCGE, Érika Lacet. De acordo com ela, “levar informações corretas e precisas para cidadãos, gestores e prestadores de serviços é uma das diretrizes do Governo Paulo Câmara, que busca permanentemente aperfeiçoar e reforçar o diálogo entre o poder público e as pessoas, fortalecendo a gestão participativa e transformadora”.