Se prevenindo – O prefeito Marconi Santana, esteve acompanhando presencialmente, os finais dos trabalhos de instalação dos 11 (onze) leitos de retaguarda, na nossa Unidade de Saúde Genésio Francisco Xavier. Em conversa com este blogueiro, o prefeito adiantou que, além da ala de leitos, o governo municipal está assegurando novo consultório médico, sala de repouso para os profissionais de saúde, acesso exclusivo para ambulância, com acessibilidade, e claro evidente, uma nova estrutura para atendimento específico a possíveis pacientes com Coronavírus.“Estamos nos prevenindo e investindo nas melhorias das instalações físicas e na contratação de novos profissionais de saúde, para que se necessário precisar daremos um melhor acolhimento a população florense”, finalizou o prefeito.Recuperando – Mesmo diante da situação da Pandemia que passa os municípios brasileiros, a Prefeitura de São Caetano, no Agreste de Pernambuco, não para de desenvolver ações em benefícios dos seus munícipes. O prefeito Jadiel Braga, autorizou os serviços de recuperação da estrada da comunidade Posses, que diante das chuvas encontra-se quase intransitável. “Nossa gestão não para de trabalhar, não iremos deixar nossa população da zona rural isolada, vamos executar serviços de recuperação de estradas, aonde necessário for”, disse o vice-prefeito Caio Braga.
Confirmou – O prefeito de Itapetim-PE, Adelmo Moura, em contato com o blog, confirmou que a Secretaria Municipal de Educação, estará realizando a distribuição de Kit Alimentar de merenda escolar para os alunos da Rede Municipal que são beneficiários do bolsa família, a partir da próxima terça-feira (28). “Na próxima terça-feira (28), começa a entregar dos Kits Alimentar, nas escolas da Rede Municipal, de acordo com o cronograma de datas e horários, estabelecidos, pela Secretaria Municipal de Educação”, finalizou o prefeito.
Socorro aos Estados e municípios – O Senado está analisando como será dado o socorro financeiro aos Estados e Municípios impactados pela crise do coronavírus, enquanto uma parte dos secretários estaduais da Fazenda acreditam que a solução para compensar a queda da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) está no Projeto de Lei Complementar 149/2019, aprovado na Câmara no último dia 13 e encaminhado à Casa Alta no dia seguinte. “Os 27 Estados vão entrar em colapso na avaliação do Comsefaz, caso o Projeto de Lei Complementar (PLP) 149/2019 não seja aprovado de imediato”, defende o secretário da Fazenda de Pernambuco e coordenador nacional do grupo de Reforma Tributária do Comitê dos Secretários estaduais da Fazenda (Comsefaz), Décio Padilha. E ele argumenta que caso esse “colapso” ocorra estarão “garantidos todos os gastos com saúde e o que sobrar será usado para bancar as demais despesas, incluindo a dos salários dos servidores”.
Frase – “Não sei [por que saiu], vou respeitar o silêncio dele. Melhor este assunto morrer. Gosto muito dele”. (Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, ao blogueiro Júnior Campos, sobre a saída do Secretário Executiva de Saúde, Aron Lourenço)
Videoconferência – Nesta quinta-feira (23), os vereadores da cidade de Caruaru-PE, participarão de uma videoconferência com a Prefeita Raquel Lyra, para oficialização da devolução de R$ 100 mil ao Executivo, para ações de combate ao coronavírus. Segundo o presidente Lula Tôrres (PSDB),o valor é oriundo do fundo especial da Câmara Municipal, que agora poderá ter parte devolvida ao município em situações de calamidade pública.
Disse – “A nossa expectativa é de que esses recursos cheguem até o final de maio, porque o próprio PLP 149, diz que a recompensação das perdas será paga a partir do mês subsequente. Com isso, enfrentaremos a crise. Caso o PLP seja aprovado, o Estado de Pernambuco deve receber da União, parceladamente, um total de R$ 3,3 bilhões para compensar as perdas do ICMS no período de abril a setembro, embora os recursos sejam pagos de maio a outubro”.(Secretário da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, ao JC Online)
Você sabia – Que em entrevista em uma rádio de Recife, um médico infectologista, explicou a causa do alto índice de contágio do Covid19 em bairros como Boa Viagem e Casa Forte, na capital pernambucana. “Antes acreditava-se que eram casos Importados, pois são pessoas que viajam pra fora do País, com mais frequência, mas, com o fechamento dos aeroportos para voos internacionais, exceto casos específicos, eles chegaram à conclusão que a transmissão comunitária nesses bairros se dá, em sua maioria, pelos elevadores dos prédios. O vírus é mais leve que o ar e fica em suspensão por determinado período de tempo. Uma pessoa contaminada respirando, deixa o ar do elevador contaminado por alguns minutos e as superfícies metálicas por até 7 dias.”,disse o médico.
Proteger o consumidor – Em reuniões realizadas por videoconferência, as Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Negócios Municipais da Alepe aprovaram, nesta quarta (22), projetos para evitar que consumidores tenham seus direitos prejudicados em razão da pandemia de Covid-19. As matérias estabelecem, respectivamente, regras para cancelamento e remarcação de viagens por agências de turismo e a suspensão, durante o estado de calamidade pública, dos prazos de garantia, troca, devolução ou reembolso de produtos e serviços.
Perguntar não ofende – Procede a informação chegada ao blog, que tem médico que trabalha em PSF da cidade de Afogados da Ingazeira, que chega para atender os pacientes ao amanhecer do dia e não cumpre sua carga horário estabelecida?