O Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), vem através do presidente do órgão, Renato Cunha (foto), e de seus associados, desde 16 de março, operacionalizando e vencendo formalidades, em conjunto com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda do estado, para doação de álcool 70% produzido pelas indústrias locais. É esperado para hoje, 20.3.2020, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), suste efetivamente os óbices contidos em sua Resolução N. 46, de 20 de fevereiro de 2002.
As doações das indústrias associadas ao Sindaçúcar-PE, envolvem 55 mil litros de álcool 70% conforme estimativa de volumes emergenciais do governo de Pernambuco, como forma de contribuir para a preservação de vidas em cuidados de contenção da disseminação do Novo Coronavírus no estado. Em Pernambuco, um total de 11 empresas produzem o álcool na concentração recomendada para os melhores graus de desinfecção dos efeitos requeridos.
“Como ocorreu de forma análoga na época da greve de combustíveis, o setor sucoenergético se coloca apto a atender as demandas diretas e que impactam toda a população. Consideramos assertiva essa sustação da Portaria da Anvisa, voltando a ser como funcionava até antes de Portaria ”, comenta Renato Cunha. Ele acrescenta que o Governo de Pernambuco está conseguindo os melhores tipos de embalagem para o envase das doações. “É importante lembrar que pesquisadores atestam que o álcool 70% é o mais eficiente para evitar contaminações infecciosas como essa que estamos enfrentando”, disse.