Por conta da pandemia do Coronavírus, a prefeitura de Tuparetama suspendeu as aulas na rede de ensino do município, a exemplo do governo estadual. Para a vereadora Priscilla Filó (PSD) “Temos que apoiar essas medidas de contenção que já se mostraram eficazes na prevenção ao coronavírus, reduzindo aglomerações e contatos” disse a vereadora, explicando também a razão de sua solicitação formal ao gestor do município, entregue e protocolada nessa quarta-feira, 18 de março:
“As nossas crianças muitas vezes só se alimentam nas escolas e isso é um fator social complicado que precisa ser considerado. Ao suspender as aulas evitaremos a propagação do Coronavírus, mas provavelmente estaremos tirando o alimento de centenas de crianças, o que provocará certamente um abalo na imunidade dessa população”, concluiu Priscilla.
Na solicitação, a vereadora líder da bancada da oposição na Câmara Municipal recomenda que através do Comitê Gestor de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus sejam fornecidos mensalmente e enquanto durar o período de recesso escolar, aos pais de alunos da rede municipal de ensino beneficiários do Bolsa Família, kits com produtos de alimentação e itens de higiene como sabão, desinfetante, água sanitária e detergente. A solicitação também se estende aos pais que tem crianças na Creche Municipal, para que recebam uma cesta básica mensal.
“Os recursos para essas ações serão os disponibilizados ao município para os gastos com educação, que não sofrerão nenhum corte, além dos recursos adicionais para a Saúde, Educação e Assistência Social que serão enviados aos municípios como auxílio no combate ao coronavírus” justificou o vereadora Priscilla.
A vereadora informou ao blog que o presidente da Câmara, Danilo Augusto (PDT) também protocolou junto ao executivo do município solicitação na mesma linha, com o propósito semelhante, na manhã desta quinta-feira (19/03). “Isso demonstra que estamos afinados com os mesmos ideais na defesa da população de nosso município. E tenho certeza que os demais colegas vereadores de bancada comungam deste pensamento”.