Após ser aprovado na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que concede a Paulo Freire o título de Patrono da Educação de Pernambuco seguiu para ser sancionado pelo governador Paulo Câmara. O reconhecimento vem em meio aos preparativos para o centenário do nascimento de Freire, que acontece em 2021.
Autor do projeto, o deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB), justifica a importância da concessão do título a Paulo Freire que está prestes a ser oficializado: “Paulo Freire nos ensina a valorizar as relações, fortalecendo o poder transformador da educação. Ele pregava a necessidade do diálogo entre mestres e alunos, e que o processo educativo devia partir da realidade da vida cotidiana das pessoas. A importância desse método é reconhecida em todo o mundo, além de já lhe ter rendido os títulos de patrono da educação do Brasil e patrono da educação da cidade do Recife. E, em Pernambuco, foi fundamental para a virada da nossa educação, que saiu das últimas posições do ranking nacional em 2007 para o primeiro lugar em 2015”.
Para que o título seja oficialmente concedido, o Governador Paulo Câmara precisa sancionar a lei em até 15 dias. Enquanto isso, a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (04) o projeto de criação da comissão especial de preparação para as ações de comemoração do centenário do educador, marcado para 19 de setembro de 2021.
Paulo Reglus Neves Freire tinha formação em Direito e, em 1960, desenvolveu um método simples e revolucionário de alfabetização de adultos. Durante o governo João Goulart, em 1964, por meio da coordenação do Programa Nacional de Alfabetização, destacou-se na escolarização e na formação da consciência política, uma vez que analfabetos não podiam votar. Dentre os mais de 40 livros que escreveu, sua obra mais conhecida, Pedagogia do Oprimido, é considerada terceira mais citada em trabalhos acadêmicos da área de humanas em todo o mundo. Pelo conjunto de sua obra, Freire é reconhecido mundialmente como um dos principais pensadores brasileiros do século XX.