Por Machado Freire
Em reunião realizada na última sexta-feira (27), – depois de afirmar em uma entrevista (dita coletiva) que achava difícil a realização das eleições de outubro, por causa da pandemia do coronavírus, o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro se lançou momentos depois pré-candidato à reeleição. O anúncio ocorreu durante encontro com vereadores da bancada governista e simpatizantes do grupo.
Sobre este fato, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) – que apoiou a candidatura do atual prefeito de Salgueiro no pleito de 2016, afirmou: “ninguém me procurou em Salgueiro (para pedir apoio e/ou falar de eleições). Vamos aguardar, primeiro, a paralisação desta crise e depois veremos eleições”. Significa que o parlamentar não acha que este momento é oportuno para se falar em disputa eleitoral.
O gesto do prefeito – que é visto por muitos como “despreparado e mal assessorado”, também revela que ele é inconstante e contraditório porque muda de opinião a qualquer momento, como comenta o blog Sertão Central: “após negar por diversas vezes sua candidatura à reeleição, o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, confirmou de forma oficial sua pré-candidatura nas eleições de outubro “.
Visto como um neófito na política, Clebel Cordeiro venceu as eleições de 2016 com o discurso fácil na base do “me engana que eu gosto”, fazendo propostas e promessas mirabolantes que até hoje não cumpriu, a exemplo das 50 creches (começou três e não terminou) e a conquista de empresas que gerariam empregos e renda no município, que também não aconteceram.
O Blog Sertão Central revela a propósito do açodado lançamento da pré-candidatura do prefeito, que “o grupo decidiu pelo nome de Clebel por acreditar que a administração está no caminho certo, cientes que o inicio foi de ajustes e muito difícil, mas hoje se vê uma cidade mais organizada, referente aos três primeiros anos de sofrimento da população”.
Se, de fato, Clebel Cordeiro decidir pela pré-candidatura (ele já renunciou uma vez de sair candidato) terá que executar uma série de ações (promessas) como as 50 creches; pavimentação de 70 ruas; reforma e conclusão de escolas e quadras esportivas (como a da escola do KM 16); aquisição de máquinas agrícolas; construção da Praça do Santuário; liberação dos precatórios dos professores e regularizar, de uma vez por todas, a situação do Transporte Escolar, para evitar a apreensão de veículos pela Polícia Rodoviária Federal e deixar de colocar em risco a vida de alunos da região rural.
Ao encerrar a reunião, Clebel Cordeiro deixou um problema político para ele resolver antes de colocar a campanha na rua: acabar com as brigas internas entre seus “comandados”, pois de acordo com seu líder na Câmara Municipal, Antonio Pires “os nomes de Paizinha Patriota e Fábio Barros não vingaram” (como pré-candidatos a prefeito) porque tiveram rejeição dentro do grupo, por serem considerados “zebras de berço”, conforme revelou o blog Sertão Central.
Fábio Barros aparece como pré-candidato a prefeito de Salgueiro desde que se candidatou a deputado estadual. Ele vem investindo em outdoors de aniversário e confirma pré-candidatura em programas nas rádios locais, sempre que é chamado a falar sobre a política local.