Treze adolescentes da Casa de Semiliberdade (Casem) Casa Amarela, uma das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), estão tendo contato com experiências profissionais por meio de aulas teóricas e práticas do Qualifica Recife, programa profissionalizante mantido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. As aulas, que acontecem em diversas escolas municipais e no Centro Profissionalizante Dom Bosco, na Zona Norte, estão despertando nos jovens em cumprimento de medida de semiliberdade a vontade de aprender e de se destacar no mercado de trabalho.
Estão sendo ofertados os cursos de Serralharia Artística, Bombeiro Hidráulico, Mecânico de Bicicleta, Culinária, Auxiliar de Cozinha, Garçom, Eletricista Predial e Customização. A expectativa é de que as aulas durem seis meses, sendo realizadas todas as terças, quintas e sextas, das 13h30 às 17h30. Além de se qualificarem e construírem novos projetos de vida, os jovens estão tendo a oportunidade de conhecer profissionais das áreas e outros alunos, o que contribui no processo de reintegração deles à sociedade. No fim dos cursos, todos os participantes que concluírem a carga horária mínima receberão certificados emitidos pelo programa.
“É sempre importante ofertar atividades que ajudem os socioeducandos no futuro. Eles têm muita capacidade de aprender e de mudar de vida. Levar jovens em semiliberdade para outros espaços educativos mostra a força, a responsabilidade e o comprometimento da instituição com o público atendido”, avaliou a coordenadora geral da Casem Casa Amarela, Simone Custódio. “Os jovens estão se apropriando de fundamentos básicos da inclusão produtiva do trabalho e do emprego. Acredito muito no potencial de cada um”, complementou o coordenador técnico da unidade socioeducativa, Estevam Santana.
Imagens: Divulgação