Home » Sem categoria » Caçula na 2ª fase da Copa do Brasil conta com ex-artilheiro da Copinha para bater o Atlético-MG

Caçula na 2ª fase da Copa do Brasil conta com ex-artilheiro da Copinha para bater o Atlético-MG

Por Lafaete Vaz e Mavian Barbosa – Globo Esporte

Caçula entre os classificados para a segunda fase, o Afogados conta com o calor do Sertão, a força da torcida e o entrosamento do elenco para surpreender o Atlético-MG. Mas, a principal arma para tentar a vitória vem de dentro do campo: o atacante Diego Ceará.

Natural de Crateús-CE, ele é o vice-artilheiro do Campeonato Pernambucano, com quatro gols, e um dos artilheiros da Copa do Brasil, com dois gols marcados. Aos 26 anos, essa é a segunda passagem dele pelo clube. Em 2018, foi o goleador do time no Estadual com cinco gols.

O camisa 9 já esteve nos holofotes do futebol brasileiro e foi destaque da Copinha. Atuando pelo Mogi Mirim, na época ainda conhecido como Ceará, ele foi artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2013. Além dele, Erik, atualmente no Yokohama Marinos, do Japão, e Caio, que está no Boa Vista-RJ, também foram goleadores da edição com 8 gols marcados cada.

– É um passo importante para minha carreira, para a cidade. Estou vivendo um momento especial, quero ajudar mais a equipe. Sabemos a importância desse jogo. Tudo é fruto de um planejamento, o professor Pedro Manta tem uma boa filosofia de trabalho. Jogamos com os pés no chão, o clube nos proporciona um material para que a gente entre em campo sabendo de tudo. O trabalho está sendo bem feito. É um jogo difícil, mas trabalhamos forte para sair com a vitória – declarou Diego Ceará.

Outro pilar do Afogados vem do banco de reservas. O técnico Pedro Manta é muito identificado com a torcida e com os jogadores. Ele chegou para comandar o clube na Série A2 do Pernambucano em 2016 e já acumula seis passagens pela Coruja.

Manta chegou a treinar outros times nesse período, inclusive foi campeão da Série A2 com o Petrolina e vice com o Retrô. Mas, sempre que a temporada vai começar, retorna ao Tricolor.

– Temos uma química muito boa. Tenho uma identificação com todos do clube, com a torcida, com a cidade. É um time de muita honestidade. Muito trabalho com os pés no chão, sabendo a hora de dizer sim e dizer não, sem mentiras. Procuramos jogar sério, jogar limpo, e essa identificação cresceu ao longo do trabalho.

O técnico jogou o favoritismo para o Atlético-MG e disse que o Afogados não tem nada a perder. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, no estádio Vianão, pela segunda fase da Copa do Brasil.

– O jogo não será fácil, mas temos uma chance de conseguir um empate ou a vitória, tudo pode acontecer. No futebol 2 + 2 não é 4 nunca. Sabemos que a estrutura deles é melhor, o favorito é o Atlético-MG. Agora temos que saber usar nosso campo, usar a torcida, aproveitar situações de bola parada que a gente trabalha e tentar surpreender os caras.

Conheça o Afogados
O Afogados da Ingazeira Futebol Clube foi fundado em 18 de dezembro de 2013. Com uma Coruja como mascote e azul, vermelho e branco como cores, o clube representa a menor cidade na primeira divisão estadual, Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, com pouco mais de 36 mil habitantes.

O clube manda os jogos no estádio Municipal Valdemar Viana de Araújo, popularmente conhecido como Vianão. A capacidade total é para dois mil torcedores, mas para partida contra o Atlético-MG serão colocadas arquibancadas móveis e a capacidade será de cinco mil lugares.

Já em 2014, na primeira competição oficial, chegou nas quartas de finais da Série A2 do Estadual e foi eliminada pelo Belo Jardim. No ano seguinte, a Coruja foi mais longe, mas caiu para o Vitória-PE. O acesso para a elite veio em 2016, quando chegou até a final, mas perdeu para o Flamengo-PE.

No primeiro ano na Série A1, em 2017, o Tricolor fez uma campanha simples, mas suficiente para garantir a permanência. Em 2018, novamente comandado pelo técnico Pedro Manta, o Afogados deu um passo maior e chegou até as quartas de final. A eliminação aconteceu diante do Náutico, que se tornou o campeão da edição.

O ano de 2019 veio com todas essas conquistas já citadas e muito mais. O Tricolor do Sertão chegou pela primeira vez às semifinais, após eliminar o Santa Cruz nas quartas, conquistou o simbólico título de Campeão do Interior, ficou na terceira colocação do Estadual e conseguiu pela primeira vez vagas na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro.

Atualmente o Afogados está na terceira colocação do Campeonato Pernambucano, com 9 pontos conquistados. Na Copa do Brasil, a campanha já é histórica. Na primeira participação em uma competição nacional e com apenas seis anos de fundação, a equipe bateu o Atlético-AC por 3 a 0, no estádio Vianão, e de quebra, já faturou R$ 1,19 milhão.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários