Home » Sem categoria » Espaço do internauta

Espaço do internauta

O efeito nocivo da corrupção

Esse incômodo social traz como consequências à população o aumento do desemprego, contribui para o crescimento a fragilidade dos sistemas de saúde, moradia, segurança e educação, ou seja, traz ainda mais miséria para a população.

“Podemos dizer que a corrupção é uma das mais amplas formas de violação dos Direitos Humanos. Quando uma criança morre desnutrida em uma área carente é porque alguém desviou os recursos para desenvolver aquela área. Se um acidente de carro foi causado pelos buracos de uma estrada mal pavimentada é porque alguém ficou com o dinheiro que deveria produzir um pavimento de boa qualidade. Há hospitais sem equipamento e equipamentos sem hospital. Há milhões de pessoas vivendo próximo à linha da pobreza e os recursos não são
suficientes para todos, porque parte é desviada para e pelos corruptos. Projetos de capacitação de trabalhadores são feitos de forma fantasma. O dinheiro sai, mas, ninguém é treinado. O nível de desemprego continua alto, os homens/mulheres desempregados, no desespero, buscam a solução nas drogas e crime e, cada vez mais, a violência sobe no Brasil. (CARTILHA CONTRA A CORRUPÇÃO, 2008)”.

A corrupção alastra-se em todos os setores da sociedade: na política, com a compra de apoio e de votos; por parte das autoridades que buscam tirar proveito dos cargos que ocupam, etc. Tudo isso é feito em troca de benefícios, pela motivação, e gana de se manter no poder. Existe a corrupção na polícia, onde os policiais se expõem mais à corrupção pelo fato de estarem em contato direto com o crime, mas, deve-se levar em conta também o papel da sociedade e o oferecimento de pequena propina para solucionar um pequeno problema. Na educação, também ocorre má gestão de fundos destinados a melhoria da educação, consequentemente dos educadores; Lesão grave nos fundos previdenciário próprio de Prefeituras ou mesmo que os recursos tenham sido usados para outras finalidades, o que caracteriza crimes (Tuparetama está nesta situação), fraudes em provas de concursos públicos para agasalhar parentes, corrupções e subornos em contratações/licitações que fazem parte dos crimes mais frequentes. Há até corrupção na Igreja: corrompe-se a fé alheia pregando que grandes milagres são alcançados através de grandes dízimos.

A bem da verdade, suborno, sonegação, nepotismo (uma das práticas mais visíveis nas administrações atuais dos prefeitos da região do Auto Pajeú), fraudes, desvio de dinheiro, superfaturamento de obras ou vendas também são formas de corrupção e precisam ser combatidas, ao menos, controladas.

A corrupção no Brasil é algo gravíssimo, pois já arruinou princípios, além de gerar sensações de impunidade, desesperança e indignação social. Conforme demonstrado, há inúmeras formas de corrupção praticadas diariamente, que vão desde a tolerância de pequenas práticas até alcançar seu auge, as corrupções políticas, onde o objetivo é um só: a busca de vantagens indevidas, por vezes praticadas escancaradamente.

Joel Gomes Pessôa – Bel. em Direito – Bel. em Administração Pública


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments