O Governo de Pernambuco vai realizar cinco operações de fiscalização integrada em sete municípios do litoral sul, a partir de janeiro de 2020. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e pela Agência estadual de Meio Ambiente (CPRH), contará com a parceria da Secretaria de Defesa Social, Superintendência do Patrimônio da União em Pernambuco (SPU/PE), Capitania dos Portos e prefeituras litorâneas. O objetivo é garantir a conduta consciente das atividades náuticas nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Barra de Sirinhaém, Rio Formoso, Barreiros, Tamandaré e São José da Coroa Grande.
A ação foi definida nesta semana, em reunião na sede da Semas, no bairro da Jaqueira. A proposta é integrar as ações já realizadas por diferentes órgãos, como a fiscalização do CPRH nas Unidades de Conservação e a operação Verão realizada pela Marinha. Nas investidas, serão fiscalizados o uso indevido de veículos em praias, velocidade de embarcações, o respeito ao período de defeso do caranguejo-uçá, descarte correto de resíduos, venda de produtos alimentícios, além de orientar a população sobre a correta conduta e o uso dos recursos naturais, entre outras práticas ambientais.
A superintendente de Sustentabilidade e Clima da Semas, Samanta Della Bella, ressalta que é essencial orientar os usuários e os moradores sobre a importância do uso adequado dessas áreas, com a maior presença de pessoas na costa pernambucana. “O litoral tem uma biodiversidade importante e muitas pessoas se beneficiam desse ecossistema, seja tirando o seu sustento por meio do turismo ou da pesca, ou até mesmo os banhistas ao desfrutar do ambiente. Por isso, é fundamental fazer um uso sustentável dessas áreas para que elas continuem sendo utilizadas por todos de maneira adequada”, disse.
Ainda segundo Samanta, os pontos críticos de cada município litorâneo serão mapeados com a ajuda das prefeituras e da inteligência da polícia. “Ações, abordagens e cronogramas serão detalhados pelos órgãos envolvidos até o final deste ano. A operação será deflagrada em janeiro e se estenderá até março, com trabalhos sendo realizados em mar e em terra”, descreveu a gestora, lembrando que, em 2018, foram realizadas duas ações na mesma região.
O encontro contou com a participação de representantes da Delegacia de Meio Ambiente (Depoma); 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma); Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE); Superintendência do Patrimônio da União em Pernambuco (SPU/PE); Agência Municipal de Meio Ambiente de Ipojuca (AMMA), e das prefeituras de Sirinhaém, Barreiros, Rio Formoso e Cabo de Santo Agostinho, além da Semas e CPRH.