O Seminário Popular: “O papel do/a consumidor/a na Agroecologia”, realizado com apoio do Fundo Socioambiental CASA e instituições/organizações parceiras, ocorre próximo sábado (23/11), no Espaço Agroecológico da Várzea – EAV. O Espaço Agroecológico da Várzea foi inaugurado em Março de 2018 e desde então vem contribuindo para o fortalecimento da Agricultura Familiar e da soberania e segurança alimentar e nutricional, com a comercialização de produtos orgânicos e discussões sobre várias temáticas ligadas a relação campo/cidade.
Organizado por moradores do bairro, associação de agricultores (Agroflor, Terra e Vida, Mocotó, Amoras) e instituições parceiras (Instituto Papai, Serta, Sabiá, Lar Fabiano de Cristo, Nac/UFRPE, Gema/UFPE). “É um espaço, não apenas de compras de produtos orgânicos, mas, sobretudo “pedagógico de troca de saberes e reflexão sobre questões relacionadas aos direitos humanos, agroecologia, feminismo, saúde, meio ambiente”, explica a extensionista do IPA e moradora da Várzea, Silvana Lemos. Para ela, o Grupo de Estudos, Sistematização e Metodologia em Agroecologia do IPA – GEMA/IPA, está sendo fundamental para levantar as discussões sobre a agroecologia nas instituições públicas.
Para o Diretor de Extensão Rural, Reginaldo Souza, este espaço, assim como outros que o IPA apoia, faz parte da estratégia da Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, por meio do Circuito Pernambuco Orgânico, que vê nas feiras e espaços agroecológicos um caminho de dinamização e fortalecimento da agricultura familiar. Isso torna esses locais um canal de comercialização direta com o consumidor final, possibilitando processos formativos, com também melhoria da renda das agricultoras e dos agricultores assistidos pelo IPA e pelas organizações sociais”, destaca o diretor.
Programação
7h30 – Intervenção Musical – Publius
8h – Roda diálogo:
“Eu só compro comida. Qual o meu papel na Agroecologia?”
Mediação – Joana Lessa
9h30 – Roda diálogo:
“Alimentos, nutrição e territórios.”
Mediação – Verônica Hildago