Pressão alta sempre vem com dor de cabeça?
É comum que alguns pacientes sempre correlacionem sua dor de cabeça a hipertensão arterial. Afinal sempre quando alguém sente algo é comum verificar a pressão arterial para saber se ela pode ter algo a ver. Mas na maioria das vezes a dor de cabeça é um falso alarme.
Como se sabe, a hipertensão arterial na sua maioria das vezes cursa sem nenhum sintoma. Diversos estudos tentaram ver a correlação de dor de cabeça e pressão alta, porém o que foi visto na maioria deles é que as pessoas se mantinham com pressão alta na maior parte do tempo, porém apenas verificavam quando sentiam algo, e ai colocavam a culpa do sintoma na pressão arterial.
A dor de cabeça é um sintoma bastante comum que acontece com a maior parte das pessoas durante a vida e no momento da dor a pressão pode aumentar como reação ao quadro de desconforto. Para que a pressão arterial leve a a um quadro de cefaleia, níveis muito elevados devem ocorrer, no geral acima de 180x120mmHg ou quando se tem outras doenças associadas, como no AVC hemorrágico por exemplo.
A importância disso é que não se deve tomar medicamentos para baixar a pressão no momento da dor, a não ser em episódios de pressão muito alta. Na maioria das vezes um simples analgésico resolve, evitando assim maiores complicações e reduzindo a quantidade de medicações que cada paciente usa.
Dr. Antonio Melo é médico cardiologista formado pela UFCG, com residência médica nas áreas de Clínica Médica, Cardiologia e Ecocardiografia pelo PROCAPE. Reside em Serra Talhada e atende no Centro Médico Villa Saúde.Instagram – @dr.antoniomelo Canal no YouTube – Dr Antonio Melo Cardiologista Site – www.drantoniomelo.com.br