O líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), criticou o Projeto de Lei (PLE 36/2019) encaminhado pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), que propõe mudanças no código tributário do município, aumentando o valor do IPTU em caso de reforma em imóveis da cidade. Para o parlamentar a proposta do poder executivo municipal é prejudicial a população do Recife.
“O prefeito Geraldo Júlio continua com um pensamento retrógrado e contra o povo do Recife. A lógica seria a Prefeitura, pensando no bem comum, incentivar a manutenção, preservação e até a modernização dos imóveis, oferecendo inclusive descontos no IPTU para os proprietários que assim procedessem”,argumentou Marco Aurélio.
De acordo com o texto encaminhado pela Prefeitura do Recife, também serão revogados alguns artigos da Lei Municipal, que trata sobre a concessão de descontos nos juros do IPTU, nos casos de débitos do imposto. O objetivo da Prefeitura é colocar um fim nos descontos oferecidos nos juros dado ao contribuinte que renegociar o débito.
Marco aurélio fez ainda uma referência ao projeto, também de autoria do poder executivo municipal, que propõe um reajuste no IPTU de 2015 e 2016, “como se não bastasse ter enviado anteriormente um projeto para aumentar o IPTU relativo aos anos de 2015 e 2016, Geraldo repete a dose e mostra que não está atento às necessidades do povo do Recife”, disse.