A tecnologia e a inovação serão os grandes aliados de cerca de 30 jovens egressos e adolescentes em cumprimento de medida em meio aberto pelo CREAS, que integram o Programa Novas Oportunidades, e que começam, amanhã (19/11), aulas de comunicação, no CESAR School. Intitulado “Cultura e Mundos Digitais”, o curso terá 36 horas de duração no total e vai abordar informações sobre Instagram, vídeos, WhatsApp e outros meios de comunicação.
O objetivo é promover o debate crítico sobre as mais diversas características e culturas presentes no mundo digital e capacitá-los para o desenvolvimento de conteúdo e produções audiovisuais. Podcasts, vídeos, aplicativos e livros digitais são alguns dos exemplos. Entre os diferenciais para os alunos estão os professores que atuarão, pois todos estão no mercado de trabalho e levam para a sala de aula as experiências e os problemas reais do mundo corporativo. “O que os jovens aprenderem poderão usar nos seus contextos e criar mídias em seu entorno. Além disso, as aulas terão foco na ampliação do repertório dos participantes”, afirmou o analista educacional, Maurício Taumaturgo.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado, responsável pelo programa, as aulas do CESAR School vão incentivar a criatividade entre os jovens, além de mostrar um outro mundo para os participantes. “Esses jovens precisam ter um contato mais próximo com os avanços que o mercado atualmente está oferecendo. A nossa ideia é inseri-los no mundo da tecnologia e abrir novas janelas”, explicou. As aulas vão ocorrer de terça a quinta-feira, sendo três horas por dia e seguem até o dia 12 de dezembro.
Novas Oportunidades – Iniciativa deste governo atual e desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, o Projeto Novas Oportunidades foi criado no âmbito da Secretaria Executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos, operacionalizado na Superintendência do Sistema Socioeducativo, e tem por objetivo oferecer e/ou articular um conjunto de ações e serviços voltados aos adolescentes e jovens egressos da FUNASE e seus familiares, a fim de aprimorar sua reinserção social, familiar e comunitária. Tem como público-alvo adolescentes e jovens de 12 a 22 anos, residentes na Região Metropolitana do Recife, egressos das Medidas Socioeducativas de Internação e Semiliberdade da FUNASE.
Os adolescentes e jovens são acompanhados por um ano a partir do seu engajamento no projeto, podendo ser estendido o prazo de acordo com avaliação técnica da equipe. Durante este período, recebem atendimento psicossocial para identificar as demandas de ordem pessoal e que poderão sofrer intervenções pontuais, busca-se também o engajamento socioprodutivo, em atividades profissionalizantes ou de aprendizagem junto os parceiros privados e governamentais.
A CESAR School tem um grande diferencial em relação a outras instituições de ensino: o CESAR faz parte do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, com mais de 200 empresas, e está conectado a centenas de outras entidades em todo o mundo.