Para marcar o mês da Consciência Negra, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), promove uma caminhada para alertar e refletir junto à população sobre a ampliação dos direitos da população negra do País. A primeira edição da Marcha Zumbi Dandara, pela paz e direito à vida, acontece na terça-feira (26), no Parque 13 de Maio, área central do Recife, às 13h. O ato seguirá até o Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, onde se junta às programações da Terça Negra, projeto que celebra e divulga a cultura negra.
De acordo com o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes, a caminhada vai celebrar o mês da Consciência Negra e reafirmar a necessidade da população discutir e refletir sobre a violência contra a juventude negra, o feminicídio e a importância de ter políticas públicas que ampliem os direitos do grupo. “As ações pensadas e executadas para combater a desigualdade racial conseguiram gerar um impacto positivo, mas ainda há muito o que fazer para superar esse abismo racial. O momento é de consolidação das políticas afirmativas que já existem e de ampliação de programas de inclusão ou combate à discriminação e o preconceito, e precisamos que a população esteja atenta e se integrem a essas discussões”, ressalta.
O momento vai reunir estudantes, militantes e representantes da sociedade civil e do Governo. Para a secretária-executiva de Segmentos Sociais, Laura Gomes, o ato é necessário também para fortalecer as articulações entre o Estado e as instituições e coletivos que combatem a desigualdade racial. “É importante que a gestão governamental e os movimentos negros organizados estejam juntos tanto na tomada de decisões quanto na construção de políticas públicas voltadas para a igualdade racial para que as ações sejam cada vez mais estratégicas e efetivas. Com o ato, vamos fortalecer e consolidar essa relação”, pontua o gestor.
A governadora em exercício Luciana Santos assinou, no último dia 19, decreto criando a Marcha Zumbi Dandara em Pernambuco, evento que reforça as celebrações em alusão ao Dia da Consciência Negra no âmbito estadual. A Marcha Zumbi Dandara visa a reforçar as ações já em curso, como o Programa de Combate ao Racismo Institucional, e se soma às já existentes — a exemplo da Caminhada dos Povos de Terreiro, que, tradicionalmente, abre as comemorações do mês da Consciência Negra — e contribuir para a efetivação da Política de Promoção da Igualdade Racial.
SERVIÇO – Marcha Zumbi e Dandara, pela paz e direito à vida
Dia: Terça-feira (26)
Horário: às 13h
Onde: Parque 13 de Maio, Rua Princesa Isabel, bairro da Boa Vista, Recife