Home » Sem categoria » Adolescentes da Funase participam da 5ª edição do Cine Jardim

Adolescentes da Funase participam da 5ª edição do Cine Jardim

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), por meio de parcerias, está inserindo adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em atividades voltadas à cultura e ao entretenimento. Até o fim deste mês, os socioeducandos das Casas de Semiliberdade (Casem) Casa Amarela e Rosarinho, na Zona Norte do Recife, estão participando do 5º Cine Jardim – Festival Latino-Americano de Cinema de Belo Jardim. O evento, em formato itinerante, está ocorrendo na Biblioteca Popular de Casa Amarela com o objetivo de incentivar o diálogo, a cultura de paz e o olhar crítico dos jovens por meio do contato com a sétima arte.

Durante a programação, serão exibidos curtas-metragens com temáticas voltadas para o social. “Catadora de gente”, “A visita”, “Menino pássaro”, “Cor de pele”, “Oceano”, “Fervendo” e “Dias estrelados” são alguns filmes apresentados. Além de prestigiarem a mostra, os socioeducandos também estão participando de rodas de conversa com o cineasta pernambucano Léo Tabosa. Todas as atividades ofertadas no espaço estão sendo acompanhadas por equipes do Grupo de Orientação sobre Drogas (GOD) da Funase.

Participante das tratativas que viabilizaram a parceria, a coordenadora geral da Casem Casa Amarela, Simone Custódio, destaca que o contato dos jovens com o cinema tem sido uma forma de viabilizar a abordagem de temáticas importantes para esse público. “A participação deles no Cine Jardim em sua estreia foi um sucesso. Nos filmes exibidos, foram tratados temas que fazem parte da nossa realidade, como sentimentos, preconceitos e solidariedade. Na roda de conversa, inclusive, eles expuseram suas visões sobre o conteúdo dos curtas, fazendo uma fala positiva e mostrando como eles tinham se visto naquelas produções”, avalia.

Na outra unidade participante, a Casem Rosarinho, o cinema também tem sido uma das apostas do processo de socioeducação. Nos últimos meses, adolescentes participaram de um projeto em que puderam produzir um curta-metragem a partir da reflexão sobre um filme exibido no local. Agora, no 5º Cine Jardim, eles também estão sendo apresentados a temáticas diversas. “O cinema faz parte dos direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele forma opinião, diverte e traz uma reflexão na vida dos socioeducandos. Aprender com as experiências vivenciadas por outras pessoas é sempre bom”, afirma.

A primeira mostra do 5º Cine Jardim ocorreu na última quarta-feira (6). As próximas etapas do evento acontecerão nesta quarta (13) e também nos dias 20 e 27 de novembro. É a primeira vez que o projeto é levado para uma biblioteca da rede pública do Recife.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários