Home » Sem categoria » Ações alusivas ao Novembro Azul mobilizam público do sistema socioeducativo

Ações alusivas ao Novembro Azul mobilizam público do sistema socioeducativo

Ações alusivas ao Novembro Azul, mês de cuidado com a saúde do homem e de prevenção ao câncer de próstata, estão contemplando jovens, familiares e funcionários da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). As atividades estão sendo realizadas nas unidades socioeducativas da Região Metropolitana, da Zona da Mata e do Agreste de Pernambuco. O objetivo é ampliar o conhecimento do diagnóstico e do tratamento da doença, que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), afetou mais de 68 mil homens no país no ano passado.

No Case/Cenip Garanhuns, no Agreste, uma ação foi promovida em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado. Batizada como “Prevenção para todos”, a ação contou com testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV para 100 pacientes em um posto volante do órgão. Além da unidade, jovens de outro espaço socioeducativo da cidade – a Casa de Semiliberdade (Casem) Garanhuns –, também participaram da programação. Orientações e aconselhamentos individuais foram oferecidos no local.

Já na Casem Caruaru, a ação contou com a participação dos alunos do curso de Serviço Social da Universidade Paulista (Unip), que alertou os participantes sobre a importância da prevenção. No Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, na Zona da Mata Norte, a atividade foi uma roda de diálogo sobre a importância do Novembro Azul, com 12 adolescentes participantes.

Na Casem Rosarinho, no Recife, a atividade ofertada foi dividida em dois momentos. O primeiro foi uma palestra proferida por estudantes de Medicina e pela coordenação do Distrito Sanitário III, da região. Já em seguida, funcionários e adolescentes da unidade receberam a vacinação da tríplice viral, que protege contra a caxumba, a rubéola e o sarampo. Além da Casem Rosarinho, a Casem Casa Amarela, que também fica localizada na Zona Norte da capital pernambucana, recebeu a ação.

Por fim, na Casem Olinda, foram realizadas oficinas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, além de apresentações dos grupos Capoeira Positiva e Rapensantes. A atividade foi realizada na Academia de Saúde de Santa Tereza, localizada no município. Até o fim do mês, outras unidades da Funase também devem promover ações referentes à saúde integral do homem.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários