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Governo de Pernambuco entrega kits de desenvolvimento infantil para garantir políticas públicas voltadas para crianças com deficiência

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, assina, logo mais, termo de cooperação técnica com representantes das 13 prefeituras que participam do programa Olhar para as Diferenças. O ato será na sede da pasta, localizada na Avenida Cruz Cabugá, 665, Santo Amaro. O Programa iniciou as atividades nos municípios de Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa, as 13 cidades que compõem a sexta Gerência Regional de Saúde (Geres).

O programa foi criado com o objetivo de garantir os direitos das crianças com deficiência de 0 a 6 anos no Estado. A iniciativa vai fomentar e acompanhar as políticas públicas para esse público com o intuito de melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população. A proposta de desenvolvimento infantil é fruto do compromisso com o Marco Legal da Primeira Infância, que foi instituído após decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, em junho de 2017. “O recorte das cidades se deu a partir de um mapeamento territorial, que apontou a existência de cerca de 450 crianças com deficiência na fase da primeira infância morando na região, e de um diagnóstico situacional, que identificou um grau de dificuldade das famílias no acesso aos serviços especializados”, afirma Sileno Guedes.

Para a execução das atividades, o Governo do Estado elaborou duas cartilhas sobre Deficiências na Primeira Infância e a Síndrome Congênita da Zika Vírus para serem disponibilizadas às famílias das crianças atendidas pelo programa. Além disso, adquiriu 100 kits de desenvolvimento infantil composto por jogos, materiais pedagógicos e itens de tecnologia assistiva, que serão disponibilizados a partir desta terça-feira. Também faz parte da iniciativa a disponibilização de 13 veículos adaptados para garantir o transporte dos usuários.

O Olhar para as Diferenças chega para fortalecer a rede de atenção e assegurar que a primeira infância com deficiência seja assistida por ações e serviços de assistência social, saúde e educação, áreas essenciais para o desenvolvimento infantil.


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