Por: Joel Gomes
São José do Egito é conhecido como a “Terra da Poesia” e de políticos que marcaram a história no cenário estadual. Walfredo Siqueira e Zé Marcos, enquanto deputados estaduais assumiram o Governo do Estado, embora interinamente, mas, querendo ou não foram Governadores de Pernambuco.
Com outros inúmeros e ilustres políticos que carregam nomes de famílias reconhecidamente fortes na sociedade egipciense, vem Zé Marcos ganhando espaço atualmente no cenário que se desenha para as eleições municipais de 2.020, consequentemente começa a dança para saber quem será o candidato a Vice Prefeito na chapa do ex gordo.
Nomes de peso entre aliados e possíveis ex adversários são recomendados pelos “amigos de Zé” que se dirigem a Fazenda Melancias, sempre aos domingos, para tomar café e prosear sobre a candidatura do próprio e, muitas vezes indagar: “Quem será o vice?” “Porque não coloca fulano?”. Zé Marcos, com a experiência que a vida lhe deu, manso e calmo, responde sempre que o grupo e pesquisa norteará a chapa para o próximo pleito.
Nomes como do ex Prefeito Dr. Romério, dos Vereadores Rona Leite, Davi Teixeira, Alberto de Loló, do comerciante Ronaldo, Neném Dudu, Romerinho Dantas ou Ana Maria (Vereadora), Bal de Riacho do Meio, a ex Secretária de Educação Roseana Borja e tantos outros, como Cleonildo Painha, já foram sondados pelos “amigos de Zé” que somam um caderno de nomes.
Hão de convir os aliados de Zé Marcos, dentre eles os vereadores do grupo de que a visão política é a de “quem mais soma” para o grupo. Segundo questionamentos efetuados, o nome da ex Secretária de Educação Roseana Borja, dizem alguns “amigos de Zé”, tem o potencial de somar mais de que os outros e isso eleva ainda mais as possibilidades de Zé Marcos alcançar uma vitória em 2.020. No entanto, todos sabem que a “ciumeira” política é reinante no meio, porém, a sabedoria, a lealdade e a consciência de que é preciso somar para ganhar cabe na cabeça de qualquer político.
Imagina-se que a inteligência, coerência, vontade política, experiência e, principalmente respeito ao povo possa ser observado por aliados políticos de Zé Marcos, que lutará contra a máquina da Prefeitura, já que reúne condições em todos os aspectos para isso, não começam a fazer o jogo de mudanças ou ameaças em abandonar o barco por se achar a bola da vez, mesmo sabendo que não soma tanto quanto outro indicado ao cargo de Vice Prefeito.