
A Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Diretoria de Fiscalização, desembarcou na Ilha de Fernando de Noronha, foi enviado para o arquipélago, agentes de trânsito e vistoriadores. A equipe estará dando dicas de segurança no trânsito, alertando sobre o perigo da mistura fatal de álcool e direção; condução de veículo falando ou manuseando o celular; uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo; uso correto dos equipamentos de segurança na condução de motos; e as condições dos pneus e do sistema elétrico dos veículos, ou seja, iluminação.
Segundo o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles, esta ação é fruto de uma parceria entre o Órgão de trânsito e a Administração da Ilha, visando orientar os motoristas e dar mais segurança aos moradores daquela localidade.
Ele informa ainda que, dentro da Ação Noronha Fase I, até o dia 12 de setembro (domingo), os agentes de trânsito estarão no aeroporto, recepcionando os turistas, distribuindo panfletos com dicas de segurança viária. Como prevenção, será disponibilizado pelos agentes de trânsito o etilômetro para as pessoas que passam pelo local façam o teste de alcoolemia “ANTES DE PEGAR O VEÍCULO”. Já o vistoriador estará atendendo no posto do DETRAN-PE, no horário de 8h às 13h.
Paralelo a isso, os agentes também estarão trabalhando com foco nas infrações do cotidiano, comuns nas ruas e avenidas, sempre garantindo o cumprimento das leis e da fluidez do trânsito, com objetivo de coibir a realização de manobras perigosas nas vias, que colocam em risco a segurança no trânsito, nas ruas os condutores que não respeitam o Código de Trânsito Brasileiro – CTB.
