Home » Sem categoria » Governo de Pernambuco recebe representantes da Câmara dos Deputados para discutir desapropriação do Centro Paulo Freire

Governo de Pernambuco recebe representantes da Câmara dos Deputados para discutir desapropriação do Centro Paulo Freire

O Governo de Pernambuco recebeu, nesta segunda-feira (16), representantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, que cumprem agenda no Estado para discutir a situação do assentamento Normandia e buscar uma saída negociada para a desapropriação do Centro de Formação Paulo Freire. Coube aos secretários Dilson Peixoto (Desenvolvimento Agrário) e Sileno Guedes (Desenvolvimento Social) receber os deputados federais Carlos Veras (PE), Valmir Assunção (BA) e João Daniel (SE); os estaduais Isaltino Nascimento e Carol Vergolino (Juntas) e representantes dos movimentos sociais e da sociedade civil.

Em nome do governador Paulo Câmara, os secretários Dilson Peixoto e Sileno Guedes reafirmaram o compromisso do Governo de Pernambuco com a construção de uma saída negociada para o impasse. “O Centro Paulo Freire é um espaço que serve a toda a sociedade. O espaço tem equipamentos e investimentos do Estado, como Academia das Cidades e a Casa da Juventude; além de parcerias com universidades federais e estadual (UFPE, UFRPE e UPE); e do fornecimento de merenda escolar pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)”, destacou Dilson, acrescentando que qualquer saída que passe pelo Estado terá o empenho do Governo.

Segundo os representantes do Executivo estadual, na última sexta-feira o juiz responsável pela execução da desapropriação abriu consulta à direção nacional do INCRA sobre a possibilidade de negociação. “Esse novo posicionamento do Judiciário abre uma nova possibilidade de acordo. Estamos reafirmando o posicionamento do Governo do Estado como parceiro nesse processo de construção de uma saída”, ressaltou Sileno.

Os parlamentares destacaram a importância do posicionamento do Governo de Pernambuco. “Já sabemos que podemos contar com o apoio de vocês e do governador Paulo Câmara. Nosso objetivo é encontrar uma saída negociada que garanta aos assentados continuar contando com o Centro Paulo Freire. Mas precisamos de tempo para construir essa saída”, ponderou o deputado Carlos Veras.

“É muito importante saber que o Governo do Pernambuco está com essa postura e queremos parabenizar por esse posicionamento. Estamos buscando sensibilizar o TRF, Ministério Público, o Ministério da Agricultura e o próprio INCRA sobre a importância desse Centro para os assentados e para toda a sociedade”, acrescentou o deputado João Daniel.

Depois da reunião com os secretários estaduais, realizada na sede do IPA, órgão vinculado à Secretária de Desenvolvimento Agrário, a missão seguiu para Caruaru, com a previsão de um encontro com o Ministério Público Federal e uma visita ao assentamento Normandia.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários