No Brasil, mais de 1.100 espécies de animais estão sob algum risco de ter sua perpetuidade ameaçada. Por isso, nas comemorações pelo Dia de Defesa da Fauna (22), o Governo de Pernambuco fará uma série de atividades para sensibilizar a população sobre a importância de se preservar a fauna e estimular a entrega voluntária de animais silvestres criados irregularmente em cativeiro. Também haverá a soltura de bichos resgatados e reabilitados. As ações – fruto de uma iniciativa conjunta da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e da Agência CPRH – acontecem deste domingo (22) até o dia 28, no Recife e em cidades do Agreste e do Sertão.
A semana comemorativa será aberta com uma programação especial no Parque Estadual de Dois Irmãos, no Recife. Neste domingo (22), o público vai conhecer algumas histórias emblemáticas de animais que não podem retornar à natureza devido a problemas de adaptação ou dano físico sofrido antes de chegar ao zoológico. Eles hoje vivem sob cuidados do parque, que garantem a sua qualidade de vida. A atividade envolve Águia Chilena (Geranoaetus melanoleucus), Bugio-de-mãos- ruivas (Alouatt
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, a programação mostrará a riqueza da nossa biodiversidade e, ao mesmo tempo, vai enfatizar o papel de cada pessoa no trabalho de preservação da fauna silvestre. “A educação ambiental é um instrumento importante no processo de sensibilizar as pessoas e de garantir a existência cada vez maior de ecossistemas equilibrados, com animais vivendo em seu habitats naturais. Ações como contar as histórias dos animais do parque e fazer campanhas de entregas voluntárias para reabilitação e posterior soltura dos bichos são formas de interagir de perto com a população e transmitir a mensagem certa”, coloca Bertotti.
Assim como Águia Chilena, o leão do parque também precisou ser reabilitado para conviver com lesões. Carinhosamente chamado de Leo, o felino foi resgatado do circo e chegou ao zoológico com apenas sete meses de vida. Contudo, as suas garras haviam sido retiradas e o filhote sofria as consequências de uma alimentação inadequada dada pelos antigos donos. Já os dois Bugios-de-mãos-ruivas do parque são exemplos de animais silvestres que foram mantidos em cativeiros ilegais e passaram por processo de domesticação. Com isso, hoje não conseguem sobreviver na natureza.
Além do circuito, haverá atividades de enriquecimento com outros quatro animais. No sábado (21), as ações serão com os Quelônios e a Anacã. Já no domingo (22), Araras-vermelhas e as Sussuaranas vão participar das iniciativas que visam aumentar o bem-estar dos animais, estimulando-os a procurar alimentos, objetos ou cheiros diferentes espalhados pelo recinto.
Semana Fauna – A Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) promoverá ainda, de 23 a 28 de setembro, capacitação sobre a defesa da fauna, campanhas de entrega voluntária de animais silvestres, contação de histórias, além da soltura de animais. Na segunda (23), as ações vão estar nos municípios de Lagoa dos Gatos e Agrestina (Agreste Central), onde a equipe de Educação Ambiental vai ministrar uma capacitação sobre a defesa da fauna.
Quanto à entrega voluntária de animais silvestres, a campanha começará na próxima terça-feira (24). Os pontos de entregas funcionarão, das 8h às 16, nos municípios de Serra Talhada (Sertão do Moxotó), Carpina (Zona da Mata Norte), Cabo de Santo Agostinho e Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Em Serra Talhada, os animais deverão ser entregues na Praça Doutor Sérgio Magalhães; Em Carpina, na UIGA Carpina, localizada na Avenida Estácio Coimbra, bairro São José. No Cabo de Santo Agostinho, o ponto ficará no bairro da Torrinha. Já em Olinda, haverá dois locais: um na Praça do Carmo e outro na Reserva Florestal Urbana Mata do Passarinho.
A campanha de entrega voluntária de animais visa ao combate, por meio da educação ambiental, da compra e posse ilegal de animais silvestres. Ao realizar a entrega voluntária, a pessoa não sofrerá penalidades, tais quais multas e outras punições previstas em lei. Os animais entregues pela população serão encaminhados para o Centro de Triagem de animais silvestres de Pernambuco – Cetas Tangara, onde passarão por avaliação e cuidados antes de serem reintroduzidos na natureza.
Serviço
O quê – Comemorações para o Dia da defesa da Fauna
Onde – Parque Estadual de Dois Irmãos e nos municípios de Serra Talhada, Agrestina, Carpina , Cabo de Santo Agostinho e Olinda.
Quando – 21 a 28 de setembro de 2019.
Confira a programação completa
Parque Estadual de Dois Irmãos:
Sábado – 21 de setembro
10h30 – Enriquecimento com os Quelônios
15h30 – Enriquecimento com a Anacã
Domingo – 22 de setembro
10h30 – Enriquecimento com as Araras-vermelhas
15h30 – Enriquecimento com as Sussuaranas
Programação e locais da capacitação sobre a defesa da fauna e entrega voluntária de animais silvestres
Segunda – 23 de setembro
Capacitação sobre a defesa da fauna em Lagoa dos Gatos
Horário: 9h30
Local: Rua do Comércio, s/n Centro – Lagoa dos Gatos
Capacitação sobre a defesa da fauna em Agrestina
Horário: 14h
Local: Casa do empreendedor. Rua Capitão Cadete nº 36, 1º andar. Ao lado da Praça Padre Cícero. Agrestina-PE.
Terça – 24 de setembro
Campanha de Entrega Voluntária de Animais Silvestres em Serra Talhada
Horário: De 8h às 16h
Ponto de entrega: Praça Doutor Sérgio Magalhães, Serra Talhada-PE.
Quinta – 26 de setembro
Campanha de Entrega Voluntária de Animais Silvestres em Carpina
Horário 8h às 16h
Ponto de entrega: UIGA CARPINA, Avenida Estácio Coimbra, 218 ( Anexo ao DER) São José – Carpina-PE
Sexta – 27 de setembro
Campanha de Entrega Voluntária de Animais Silvestres em Cabo de Santo Agostinho
Horário 8h às 16h
Ponto de entrega: Rua Manuel Queiroz da Silva, 145. Torrinha. Cabo de Santo Agostinho.
Campanha de Entrega Voluntária de Animais Silvestres em Olinda.
Horário 8h às 16h
Pontos de entrega: Praça do Carmo, Sítio Histórico. Olinda-PE.
FURB Mata do Passrinho. Estrada do Passarinho (Em frente ao residencial Bajado), Olinda-PE.
Sábado – 28 de setembro
Soltura de Animais Silvestres em Agrestina.
Exposição Fotográfica “Animais Silvestres Eles Precisam de Nós!”
Local: Shopping Gararapes de 14 a 22 de setembro, das 9h às 22h.