O governador do Estado, Paulo Câmara, participou nesta terça-feira (dia 3), da celebração dos 8 anos do Programa ATITUDE, na sede da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas. Na ocasião, foi recebido pelo secretário Cloves Benevides. “A história do Atitude é uma história de vitórias e de avanços nos atendimentos, que cresceram muito mais do que os recursos empregados: fazemos cada vez mais, com cada real do orçamento”, resumiu Cloves Benevides.
O Atitude tem 8 anos de atenção integral aos usuários de álcool, crack e outras drogas e a seus familiares. É um dos únicos programas no país a trabalhar, efetivamente, com a política de redução de danos. Na sua trajetória, recebeu reconhecimento nacional e internacional, serviu de base de pesquisas científicas e discussão sobre o tema, além do principal: o acolhimento nos seus serviços de 23.242 pessoas, nos primeiros meses de 2019. Em Pernambuco, o foco prioritário é para aqueles que vivem sob ameaça de violência.
O Núcleo de Pesquisa em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas de Segurança da UFPE e a Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz) também pesquisaram as ações do ATITUDE e registraram os impactos qualitativos e quantitativos no atendimento da população com uso abusivo de drogas. Além do permanente acompanhamento do ATITUDE pela Secretaria de Planejamento e Gestão.
O Programa ATITUDE é o caminho para aqueles que se encontram em dificuldades por causa do uso abusivo de drogas, normalmente, o crack. O programa oferece acolhimento em quatro modalidades de atuação: o ATITUDE nas Ruas (itinerante), o Centro de Acolhimento (modelo casa de passagem), o Acolhimento Intensivo (proteção integral) e Aluguel Social (benefício).