Home » Sem categoria » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

OS CINCO OLHARES

Tenho o hábito de ler sobre diversos temas e numa destas leituras deparei-me com o livro “O assentamento da Pedra Cúbica”, de Antônio Augusto Queiróz Baptista, onde encontrei o que abaixo transcrevo na integra por entender que a citação em outro formato poderia danificar a profundidade do enunciado.

Com intuito de apresentar um “guia” para o desenvolvimento humano sugere o autor: “Olhe para frente – Para saber onde você está indo, assim poderá planejar com antecedência a sua caminhada; Olhe para trás – Para lembra-se de onde você veio e com isso observar o quanto você já foi capaz de evoluir, a partir dos nossos ensinamentos; Olhe para baixo – Para se certificar de que você não está pisando no seu semelhante, e com isso lhe causando um ruína, em benefício próprio; Olhe para cima – Para que possas lembrar, sempre, que Deus está no controle, olhando por você e por todos nós; por fim, Olhe para dentro – Para que possas ver o quanto você ainda precisa melhorar, o quanto ainda precisa evoluir, enquanto ser humano.”

Caso cada um de nós tenhamos coragem de fazer uma profunda reflexão sobre os cindo olhares acima descritos iremos perceber que negligenciamos muitos deles em vários momentos de nossas vidas. Caso a reflexão seja feita com o devido critério iremos identificar, na maioria dos casos, os problemas advindos com omissão ou negação do procedimento.

Numa época em que a superficialidade e o pragmatismo nos impulsionam para seguirmos em frente sem olhar para os que nos rodeiam seguir a recomendação pode significar perda de tempo, contudo, por serem posicionamentos que não acarretam dispêndios financeiros. A pergunta que quero deixar é: Por que não tentarmos? Minha resposta é agora antecipada: “Todas as vezes que agi na forma indicada tive maior êxito nas gestões empreendidas”. Fica a dica e a concordância com o autor.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários