Toda atividade física faz bem para o coração?
Todos sabemos do poder que a atividade física tem para prevenir doenças cardiovasculares. Sabemos que com o aumento do sedentarismo e obesidade o número de infartos e AVC aumentaram consideravelmente, principalmente na população mais jovem. Mas como essa atividade realmente protege o coração? Será que qualquer tipo é benéfica?
As atuais diretrizes recomendam entre 150 a 300 minutos semanais de atividade física moderada (aquela que você ainda conseguiria falar sem cortar as frases) ou 75 a 150 minutos semanais de atividade intensa (quando se é incapaz de falar frases durante o exercício). Dessa forma, qualquer prática que se enquadre nesses graus de intensidade e que somado o tempo durante a semana se enquadre na faixa apresentada é sim válida e ajuda a prevenir doenças.
Exemplos práticos disso é simplesmente trocar o elevador pela escada, descer uma parada do ônibus antes da sua, ir para o trabalho de bicicleta. Mas e se eu não consigo fazer todo esse tempo durante a semana? Se eu apenas consigo realizar 30-40 minutos, tem algum benefício? Tem sim. É comprovado que mesmo pouca atividade é melhor que nenhuma.
Então o que você está esperando? Se movimente e ajude o seu coração a trabalhar melhor!
Dr. Antonio Melo é médico cardiologista formado pela UFCG, com residência médica nas áreas de Clínica Médica, Cardiologia e Ecocardiografia pelo PROCAPE. Reside em Serra Talhada e atende no Centro Médico Villa Saúde.
Instagram – @dr.antoniomelo Canal no YouTube – Dr Antonio Melo Cardiologista Site – www.drantoniomelo.com.br