Nomeada em 13 de agosto de 2014, a secretária de saúde, Márcia Conrado, vem fazendo uma gestão de êxito à frente da secretaria que coleciona ações para a melhoria da cidade. Até hoje, foram entregues 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atender as famílias serratalhadenses, todas as unidades contam com técnicos de enfermagem e ainda garantem remédios para população.
Durante os cinco anos, Márcia estendeu o horário de serviço médico à população, lavando atendimento noturno a bairros como: Vila Bela, Bom Jesus, Alto da Conceição e em breve deverá ser ampliado ainda mais. Também aconteceu a conquista de um odonto móvel, que leva saúde bucal para todas as localidades, aumentando a qualidade no atendimento fora de domicilio.
Vale ressaltar que foram elevados os índices de atendimento, realização de exames e cumprida a meta de vacinação, dando cobertura de 100% em todo o território municipal. A cobertura dos cuidados da saúde da mulher também aumentou, proporcionando cada vez mais qualidade em atendimento e realização de exames em diversas especialidades. Já a Caravana da Saúde tem levado atendimento a todas as comunidades de Serra Talhada.
Neste período, foram entregues tablets para todos os agentes comunitários de saúde, aumentando ainda mais a qualidade dos dados colhidos junto à população. Também foi inaugurado o CAPS Infantil na cidade, estruturado para acolher crianças portadoras de qualquer distúrbio, seja autismo, psicose ou neuroses graves.
Durante a gestão de Márcia, Serra Talhada se tornou a primeira cidade de Pernambuco a entregar a comunidade um hospital veterinário. Também foi inaugurado a unidade da Fundação Altino Ventura (FAV), que conta com mais de 35 lugares, sala de triagem, DML’s, consultórios, salas de espera, salas de exames, blocos cirúrgicos, salas de cirurgia, posto de enfermagem e uma ala de farmácia. A unidade oferecerá, inicialmente, cerca de mil consultas e 4 mil exames por mês, além de 40 cirurgias, que serão realizadas na Unidade Móvel enquanto está sendo implantado o bloco cirúrgico, que será inaugurado em breve.
Para consolidar todo este trabalho, cerca de 2,4 mil pacientes diabéticos de Serra Talhada serão beneficiados por um sistema pioneiro no nordeste. Sistema este que utiliza telemedicina para identificar retinopatia diabética, doença que danifica os vasos sanguíneos da retina, podendo causar cegueira irreversível. Com isso, a Fundação Altino Ventura pretende diagnosticar precocemente o problema e assim realizar o tratamento a laser ou cirúrgico, via SUS, a pacientes com problemas de visão.
Márcia Conrado vem enfrentando muitos desafios como gestora da saúde municipal, uma tarefa oferecida pelo prefeito Luciano Duque que vem dando certo. A secretária comemora este cinco anos de muitas conquistas e pretende avançar cada vez mais com a saúde de Serra Talhada.