Home » Sem categoria » Herdeiro de Luiz Gonzaga, Mestre Gennaro ganha cidadania pernambucana

Herdeiro de Luiz Gonzaga, Mestre Gennaro ganha cidadania pernambucana

José Egenaldo Marcelino da Silva – ou Mestre Gennaro, como é mais conhecido o sanfoneiro alagoano que tem Luiz Gonzaga e Dominguinhos como maiores inspirações – recebeu, nesta terça (6), o Título de Cidadão de Pernambuco. A entrega foi feita em Reunião Solene na Alepe, por proposição do deputado Professor Paulo Dutra (PSB).

A incursão do artista no mundo da música começou aos 12 anos, quando foi presenteado com uma sanfona. Ainda jovem, Mestre Gennaro mudou-se com a família de Alagoas para o Rio de Janeiro, onde residiu por mais de 20 anos, até que entrou no grupo Trio Nordestino e passou a fazer viagens para o Recife. O artista considera-se um apaixonado pela cidade e, por isso, mudou-se para a Capital pernambucana em 1993.

Hoje, com quase 50 anos de carreira, mais de 30 discos gravados, Gennaro difunde o trabalho dele internacionalmente. Depois de diversas apresentações na Europa, prepara-se para ir ao Japão onde cantará e tocará o autêntico forró.

“Ao longo de mais de duas décadas residindo em Pernambuco, Mestre Gennaro tem contribuído fortemente para a divulgação e a valorização da música regional”, declarou o deputado Sivaldo Albino (PSB), que presidiu a cerimônia. Segundo ele, o artista recebe a justa homenagem do Parlamento Estadual em reconhecimento ao talento como compositor, letrista e sanfoneiro.

Paulo Dutra destacou a contribuição do músico para o fortalecimento da cultura nordestina. “Por ter nos escolhido como irmãos de terra e de cultura, Pernambuco lhe agradece pela representatividade que segue com você pelo mundo afora”, frisou.

Durante a solenidade, o sanfoneiro fez uma pequena apresentação, cantando, inclusive, o Hino de Pernambuco em ritmo de forró, intercalando com músicas regionais. Para Gennaro, a iniciativa da Alepe é um grande reconhecimento. “Essa homenagem é uma das coisas mais importantes que aconteceram na minha vida, porque já me sentia pernambucano de fato. Estou muito honrado e agradecido”, afirmou. O presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PP), também participou da cerimônia.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários