Meditação – um caminho para saúde integral
A meditação é uma arte milenar, oriunda da cultura oriental, de onde historicamente têm-se depoimentos e relatos desta prática por seu povo. Segundo Johnson (1990), na China por volta de 300 a.C., a literatura taoísta, como o Mestre Lao- Tzu e Chuang- Tzu, já expunham exercícios meditativos de forma sistematizada. A literatura no norte da Índia, entre 1500 e 1000 a. C., também já relatavam técnicas meditativas.
No continente oriental, vários grupos cultuam as práticas da meditação, entre eles destacam-se o hinduísmo, o budismo, o taoísmo, o sufismo e o judaísmo.
A palavra Meditação vem do latim, Meditare e significa ir para o centro, no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar atenção para dentro de si. Em sânscrito significa “pensar ou refletir”.
A meditação é um caminho para serenar a mente, facilitando assim o processo de autoconhecimento e de autocuidado, por ser uma prática que facilita o acesso a estados vivenciais de consciência, promovendo assim relacionamento saudável consigo mesmo e com os outros.
Esta é uma prática da Medicina Tradicional e Complementar em Saúde, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi incorporada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC)
em março de 2017.
Experiências científicas comprovam que a meditação pacifica e estabiliza as ondas cerebrais e traz bem estar. É um método auxiliar no tratamento de várias patologias, sua recomendação tem crescido cada vez mais pela medicina e pela psicoterapia, em especial a psicossomática.
Benefícios da Meditação para Promoção da Saúde
A prática regular da Meditação promove a melhoria do bem estar e da qualidade de vida. Seu uso terapêutico é apresentado em estudos para diversos problemas de saúde, foram evidenciados:
. Controle da pressão arterial, da função cardíaca e preventiva das doenças coronárias;
. Redução do estresse, ansiedade e depressão;
. Alívio da dor crônica;
. Redução da Insônia;
. Alívio da síndrome pré-menstrual;
. Dependência de álcool e outras drogas;
. Melhoria na resposta imunológica;
. Melhoria da cognição nos idosos;
. Acalma a mente e relaxa o corpo;
. Aporta paz interior e felicidade.
A meditação é uma chave que abre a porta do mistério da existência (Osho).
Tatiana Santos, Educadora, Pós-Graduada em Gestão e Política Ambiental (UFRPE), Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (UFRN), Saúde Coletiva (IBPEX) e Terapeuta Holística. Membro do Instituto Ethos Cogitare, situado a Av. Rio Branco, 108 – Centro – Afogados da Ingazeira/PE. Contatos: (87) 98809-1761
e (81) 98635.44656 (WhatsApp) e @institutoethoscogitare.
Muito bom.