Uma semana após o encontro no Complexo de Suape entre representantes do grupo Aché e potenciais fornecedores locais, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, desembarcou em São Paulo com a missão de vender os diferenciais competitivos do Estado ao setor farmacoquímico. Foi realizado nesta quarta-feira (7) o segundo “Match Day Aché”, encontro com o objetivo de atrair fornecedores para a nova fábrica do grupo, que terá a primeira fase inaugurada em outubro deste ano. O evento foi organizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e pelo próprio Porto de Suape, reunindo cerca de 60 representantes de 24 empresas do segmento.
O Match Day é destinado a criar um ambiente de oportunidade de negócios, proporcionando o fortalecimento da cadeia produtiva de um empreendimento específico com fornecedores. Cinco encontros desse tipo já foram realizados neste ano, um deles também na capital financeira do País, com a FCA Automobiles. Durante o evento de hoje, o Aché divulgou as suas necessidades básicas de fornecimento de matéria-prima e de suporte operacional às atividades, enquanto o Governo de Pernambuco apresentou as vantagens logísticas do Estado, o ambiente de negócios favorável e o detalhamento de incentivos fiscais.
Além do diretor industrial do grupo Aché em Pernambuco, Marcio Freitas, a comitiva do Governo do Estado contou com o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima; Luiz Alberto Barros, diretor de Novos Negócios de Suape, e suas respectivas equipes. Eles detalharam, além de condições fiscais, os exemplos de empreendimentos que escolheram Pernambuco para investir, além de ganhos competitivos do Estado em relação à infraestrutura e à logística do Complexo de Suape.
“O processo de atração e implantação de empreendimentos tem etapas e a nossa missão não termina com o anúncio do investimento da empresa. É política de Pernambuco atrair a empresa principal, dar suporte a ela e movimentar as etapas de atração de fornecedores e demais empresas que promovam o adensamento da cadeia produtiva”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.
Roberto Abreu e Lima, que conduziu as apresentações em São Paulo, reforçou a missão de ofertar Pernambuco para investidores e pontuou a necessidade de uma apresentação detalhada a potenciais fornecedores da cadeia de suprimentos do Aché. “É o segundo Match Day voltado para a empresa, dessa vez com empresas de logística e de embalagem que já são parceiras do grupo em outras unidades. A gente teve a oportunidade de apresentar aqui as vantagens de se investir em Pernambuco e quais as demandas da unidade a ser inaugurada em Suape, para que esses parceiros também estejam junto com o novo empreendimento. Em outro momento, as conversas serão com empresas do setor, mas que ainda não têm relação comercial com o Aché”, detalhou, citando o exemplo da Univeler, que tem cinco unidades em Pernambuco, reflexo da segurança dos acordos firmados na esfera estadual.
Esses encontros estão sendo realizados com fornecedores de indústrias em implantação, capitaneadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da AD Diper, para fomentar as cadeias produtivas do estado. Somente em 2019, o Governo de Pernambuco realizou a atração de 80 novas empresas de diferentes áreas de atuação, totalizando aportes previstos de quase R$ 13 bilhões.
O diretor industrial do grupo Aché, Marcio Freitas, comentou a relevância da iniciativa. “Esta é mais uma excelente oportunidade para estreitar relacionamento e trocar experiências com fornecedores atuantes em segmentos relevantes para a indústria. Além disso, nos possibilita conhecer mais profundamente o trabalho desempenhado por cada um deles. Assim como o Aché poderá apresentar todas suas necessidades e níveis de qualidade esperado de seus fornecedores.”