Em agenda pelo Sertão de Pernambuco, nesta quarta-feira (24), a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, acompanhou a vistoria da equipe da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ao Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada. Os técnicos do órgão avaliaram os aspectos operacionais do terminal para o recebimento de voos comerciais. A visita da Infraero atendeu à solicitação do Governo de Pernambuco, que procurou o órgão federal para reforçar as ações estaduais para o desenvolvimento dos aeródromos regionais. O objetivo é garantir todas as condições para o início das operações regulares.
O Aeroporto de Serra Talhada conta com a aprovação de um convênio junto à União, via Secretaria de Aviação Civil (SAC), no valor de R$ 20 milhões, formalizado pelo então secretário estadual de Transportes, o deputado federal Sebastião Oliveira. A intenção é obter o suporte da Infraero para a elaboração do projeto de requalificação da estrutura e que vai contemplar serviços de drenagem, terraplenagem e implantação de cerca patrimonial, por exemplo, além de apoio na execução das obras, gestão do equipamento e realização do plano de operação.
Outro passo importante para a liberação das operações de voo no aeródromo foi dado na terça-feira (23) com instalação de um pórtico detector de metais, entregue pelo Ministério da Infraestrutura, no Aeroporto de Serra Talhada. A iniciativa é parte do Programa de Aviação Regional da Agência Nacional de Aviação Civil e visa dotar os aeroportos regionais com equipamentos de segurança que atendam aos requisitos contra atos de interferências ilícitas. Funcionários do aeródromo estão sendo habilitados para operar o equipamento.
Fernandha Batista avaliou de forma positiva a visita ao aeródromo. “As vistorias com a participação dos técnicos da Infraero foram muito proveitosas. O Governo de Pernambuco levou o pedido à Brasília, solicitamos o apoio da Infraero, que tem expertise na gestão aeroportuária, com a intenção de possibilitar a operação de voos regulares para o aeroporto de Serra Talhada. A cidade e os municípios do entorno têm um potencial enorme de desenvolvimento e serão diretamente beneficiados por essa ação”, explica. O prefeito do município de Triunfo, João Batista, e sua equipe também acompanhou a visita.
Durante a agenda, a gestora também conferiu o andamento das ações de manutenção na PE-365, que liga o município Serra Talhada a Triunfo. A via está recebendo intervenções do Programa Caminhos de Pernambuco, que prevê a reestruturação da malha viária estadual. As intervenções propostas foram resultado de análises técnicas, que indicaram o tipo de intervenção adequada para cada situação identificada nas estradas. No caso da PE-365, há a necessidade de um projeto de requalificação total da rodovia, que está em fase de elaboração pela Seinfra. Entretanto, até a execução das obras definitivas, estão sendo realizadas ações emergenciais com o intuito de garantir a segurança de quem trafega pelo local. “Na próxima semana, assinaremos a ordem de serviço do projeto de restauração completa desta rodovia, ele está em fase final de licitação e será desenvolvido ainda neste ano”, anunciou a secretária.
A programação da comitiva estadual segue até a próxima sexta-feira (26/7), com visitas aos municípios de Triunfo, Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Custódia e Sertânia, também no Sertão, onde serão vistoriadas outras ações de infraestrutura.(Fotos: Flávio Japa)