Eletrocardiograma é igual a Parecer Cardiológico?
Muitos pacientes ao serem encaminhados pelo cirurgião para uma avaliação pré-operatória do Cardiologista acham que o Eletrocardiograma é a mesma coisa do Parecer Cardiológico, porém existe uma enorme diferença entre eles.
O Eletrocardiograma é um exame que capta as ondas elétricas emitidas pelo coração e as transforma em um traçado que é impresso em um papel. Esse traçado pode nos ajudar a dar diversos diagnósticos, além de nos ajudar a tomar condutas rápidas frente ao problema do paciente.
Já o Parecer Cardiológico é uma avaliação completa do cardiologista para estimar o risco que o paciente tem de ter problemas cardiovasculares durante o procedimento que irá ser submetido. Para fazer essa avaliação é necessário além da história clínica, alguns exames, dentre eles o mais comum é o eletrocardiograma. Além deste, dependendo do caso, pode ser solicitado o Ecocardiograma (popularmente conhecido como a ultrassom do coração) e o Teste Ergométrico (teste de esteira).
Então o Eletrocardiograma faz parte de uma avaliação maior que é o Parecer Cardiológico, sendo este fundamental para que o cirurgião tenha melhores condições de preparar o procedimento cirúrgico com mais segurança, diminuído assim os riscos dos pacientes terem complicações.
Dr. Antonio Melo é médico cardiologista formado pela UFCG, com residência médica nas áreas de Clínica Médica, Cardiologia e Ecocardiografia pelo PROCAPE. Reside em Serra Talhada e atende no Centro Médico Villa Saúde.
Instagram – @dr.antoniomelo Canal no YouTube -https://www.youtube.com/channel/UC1VpqyeNoRQZPVzIHVwvHZg