Dando continuidade a Operação Carrossel o Procon-PE, juntamente com o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) e o Corpo de Bombeiros notificou e apreendeu produtos irregulares no Shopping Rio Mar. O alvo das fiscalizações são parques, games e cinemas, serviços bastante procurados no período de férias. A ação de hoje passou pelo Shopping Rio Mar, Zona Sul do Recife. Diversos produtos foram recolhidos, dois parques notificados e um quiosque interditado por 48 horas.
Durante a fiscalização, os agentes do Ipem observaram se os produtos oferecidos como prêmios estavam sendo comercializados com o conjunto de informações obrigatórias, como dados do fabricante país de origem, composição, faixa etária e selo de identificação da conformidade. Todas as informações devem estar escritas em português.
Ao todo 431 produtos foram fiscalizados e 202 produtos identificados sem o selo da Conformidade do Inmetro, o que ocasionou a apreensão das mercadorias.
“A ação teve como objetivo de evitar que os pernambucanos adquiram produtos irregulares para as suas crianças. Queremos garantir o aumento da confiança do consumidor na conformidade do produto e no fato de que estão comprando produtos seguros”, aponta o presidente do Ipem-PE, Adriano Martins.
O consumidor que encontrar alguma irregularidade pode apresentar denúncias, dúvidas ou sugestões por meio da ouvidoria do Instituto, por meio do telefone 0800 081 1526, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.pe.gov.br.
PROCON – Dos oito espaços fiscalizados pelo Procon-PE, o órgão de defesa do consumidor, notificou o Magic Game e o Game Station. O Magic continha a informação que a criança que saísse para beber água ou ir ao banheiro teria que pagar uma nova entrada, norma que vai de encontro com o Código de Defesa do Consumidor.
Já no Game Station, a notificação foi pela falta de placas com informação de faixa etária, tamanho e capacidade de pessoas para uso.
Dentro do Game um quiosque que vendia slimes prontos e também realizava oficinas, foi interditado. Os produtos artesanais, não continha que substâncias possuía, data de validade e fabricação. Foi dado o prazo de 48 horas para o estabelecimento se adequar.