A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informa que, de janeiro deste ano até agora, houve uma redução de 30% da vazão de água fornecida pelos Poços de Lagoa de Caroá (Sistema Zé Dantas), que dão suporte ao abastecimento da cidade de Afogados da Ingazeira – cuja fonte principal de abastecimento é o Sistema de Brotas. Em função disso, a companhia está enfrentando dificuldades para cumprir o calendário de distribuição de água da cidade.
O Governo do Estado, por meio da Compesa, está investindo e realizando algumas ações para recuperar e ampliar o volume de água disponibilizado e melhorar o atendimento da população a curto e médio prazos:
- Investimento de cerca de R$ 1,5 milhão para implantar uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Tabira que, além de melhorar o abastecimento da própria cidade de Tabira, contribuirá para a melhoria do fornecimento de água de Afogados da Ingazeira. Com essa obra, cuja execução está bastante avançada e deverá ser concluída no final do mês de agosto, a Compesa terá condições de enviar mais 25 litros de água, por segundo, para Afogados de Ingazeira.
- A Compesa realiza serviços de manutenção dos poços da bateria do Sistema Zé Dantas (Lagoa de Caroá), com equipe própria e especializada, para recuperar a vazão perdida ao longo desses seis meses de 2019.
- A Compesa investe cerca de R$100 mil numa obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Afogados da Ingazeira, para aumentar em quase 30% a capacidade de tratamento dessa unidade.
- Também está em fase final a obra de implantação da 2ª Etapa do Sistema Adutor do Pajeú, que beneficiará diretamente a cidade Afogados da Ingazeira.