Home » Sem categoria » Cerca de 700 profissionais qualificados pelo Mãe Coruja Amamenta Alimenta

Cerca de 700 profissionais qualificados pelo Mãe Coruja Amamenta Alimenta

Afogados da Ingazeira, localizado no Pajeú, no Sertão de Pernambuco foi o último município a receber a edição de 2019 do programa de oficinas e qualificação conhecido como Mãe Coruja Amamenta e Alimenta. O encerramento ocorreu hoje (10), com direito a turma lotada e muito alegria. O programa vem capacitando novos multiplicadores da ação com o objetivo de aumentar os indicadores sociais, principalmente no âmbito da nutrição infantil.

Ao longo do programa, 27 turmas foram beneficiadas com oito oficinas, cada uma integra dois municípios e possui uma turma diferente a cada dia.O Mãe Coruja qualificou funcionários e profissionais das áreas de enfermagem, nutrição, psicologia, além de técnicos e CEC’s (Círculos de Educação e Cultura) da Secretaria da Educação, que disputaram as vagas ofertadas. O sucesso do programa foi crescendo e conquistando cada vez mais multiplicadores, fazendo-se necessário abrir mais duas turmas extras no município do Recife. O programa recebeu também o convite para executar uma turma no município de Fernando de Noronha em agosto.

 

Por se tratar de um trabalho multiplicador de conhecimentos, o programa carrega uma grande importância na sociedade, como relata a assessora da Secretaria Executiva do Trabalho e qualificação, Lúcia Costa: “a importância do trabalho intersetorial e a característica de ser um trabalho multiplicador de conhecimentos foram os diferenciais do projeto. Para a população, fica o grande alcance que esses quase 700 profissionais vão gerar de cuidado com as mães e crianças de nosso Estado, proporcionando uma melhor alimentação saudável e o incentivo a amamentação, fatores primordiais na diminuição das taxas de mortalidade materno-infantil”, afirmou.

 

A estratégia Mãe Coruja Amamenta e Alimenta é uma realização do Programa Mãe Coruja Pernambucana (PMCP), através das Secretarias do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) e Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). Ao todo, 50 municípios do Estado foram favorecidos. Já foram formados multiplicadores em Agrestina e Ibirajuba, São Caetano e Tacaimbó, Sanharó e Belo Jardim, Panelas e Jurema, Lajedo e Calçado, Jucati e Jupi, Garanhuns e Paranatama, Caetés e Capoeiras.

 

Segundo Mariana Suassuna, Superintendente na Superintendência das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional (SUASAN), a parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude – SDSCJ e a SETEQ, é motivo de grande satisfação, e demonstra o desejo de continuar com o programa.  “A partir de uma metodologia participativa, dinâmica e dialogada, essas oficinas permitiram aos multiplicandos, agora multiplicadores, mergulharem no universo da Segurança Alimentar e Nutricional, abordando temas fundamentais como: amamentação, alimentação saudável, vínculos afetivos e familiares, desenvolvimento infantil, entre outros.Temos clareza do largo alcance e da importância que a disseminação  desse conhecimento terá para gestantes, nutrizes e suas famílias. Comemoramos o encerramento desse ciclo, na certeza de que muitos virão pela frente”, destacou Mariana.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários