Aconteceu na manhã desta sexta-feira (7), no auditório da Escola Isaura Xavier dos Santos, uma ação do Selo UNICEF, que teve como objetivo medir a qualidade da educação infantil em Sertânia. Participaram do momento, gestores, professores e educadores de apoio. Trata-se de mais uma ação estratégica de participação social para melhorar o ensino infantil do nosso município.
A proposta é que esses profissionais identifiquem, por meio de questionário, as dificuldades encontradas para uma educação infantil de excelência. Esta iniciativa foi dividida em dois momentos. Primeiro, as perguntas foram abordadas com os funcionários das escolas, depois o debate deve ser estendido à comunidade escolar, incluindo os pais e responsáveis. Um espaço de discussão, que tem como finalidade apontar possíveis problemas e propor ações que solucionem essas dificuldades.
O próximo passo consiste na elaboração de um plano feito por cada escola. Com esses planos em mãos, a gestão deve criar o Plano de Educação Municipal, observando os problemas encontrados e as possíveis soluções. A proposta é que essas ideias possam fortalecer os direitos da criança, no que diz respeito à Educação, melhorando a qualidade de vida dos mesmos e gerando um impacto positivo no ensino infantil de Sertânia.
O Governo Municipal tem até o dia 28 de junho para apresentar esse projeto. A partir daí será traçado um conjunto de ações, que devem ser desenvolvidas até 2020. Iniciativas como essa promovem a mobilização social, nos estimulando a acompanhar e transformar a realidade em que vivem nossos meninos e meninas.