
Por: Joel Gomes
Numa perspectiva de se imaginar o futuro político na região, com a proximidade do pleito municipal para o ano 2.020, começam a ser traçados os ‘manejos’ de acertos e possibilidades com possíveis candidatos.
Imagem incorporada
Não surpreende-nos que o então Desembargador Dr. Cláudio Jean (foto), pleitei governar a cidade de Afogados da Ingazeira, abandonando a ‘Toga’. Democraticamente seu direito, capaz para assunção do cargo e identificado com o Pajeú, Dr. Cláudio Jean postulará o direito de inovar a administração municipal de Afogados da Ingazeira, trazendo seu conhecimento e experiência jurídica para dentro da Administração Pública Municipal.
Resta saber como manifestar-se-á o atual líder político Zé Patriota e o ex prefeito Totonho Valadares.
Em Ingazeira, cidade-mãe do Pajeú, Lino Morais se destaca pela conduta moralizadora e proba, conduzindo a Administração voltada para a transparência e lisura. Se destaca na “governança” implantada em Ingazeira deixada por Luciano Torres, que, mesmo sabendo o direito de Lino Morais para concorrer a reeleição, mantém-se irredutível e quer sentar-se novamente na cadeira de Prefeito.
Em Brejinho, o ex prefeito Vanderlei segue líder sozinho, desbancando a atual Prefeita Tânia da cadeira, que abdicará do seu direito de concorrer a reeleição deixando livre o espaço para retorno de Vanderlei.
Em Itapetim não tem pra ninguém. Adelmo Moura reina absoluto e será candidato a reeleição, possivelmente tendo como adversário Anderson Lopes.
Já na terra da poesia – São José do Egito – a própria ala do atual prefeito Evandro Valadares “atesta” a má administração por ele efetuada, com erros que mais desagregam a administração do que a reconhecem como boa, não traz avanços nenhum para o grupo.
Aproveitando do péssimo momento da administração egipciense, Zé Marcos recepciona, todos os domingos, amigos e correlegionários que acreditam na sua eleição e que recebe, semanalmente, apoio de lideranças políticas locais. O próprio empresário Cleonildo Painha, dono da Faculdade Vale do Pajeú – FVP está empenhado na condição de possibilitar ao ex Gordo comandar o destino dos egipcienses.
