Por G1
Após controlar o fogo que destruiu parte da Catedral de Notre-Dame, em Paris, equipes de bombeiros analisam nesta terça-feira (16) o impacto das chamas na estrutura do imóvel.
“O perigo do fogo está descartado, mas se desconhece como resistirá a estrutura”, disse o secretário do Ministério do Interior, Laurent Nuñez. “Especialistas vão se reunir para investigar o caso” acrescentou.
Nuñez explicou que o objetivo agora é saber se a estrutura oferece suficiente estabilidade.
Ainda havia pequenos focos de incêndio nesta manhã, mas bombeiros garantiram que não há mais perigo de as chamas voltarem a crescer. “O fogo está completamente controlado e parcialmente sufocado. Restam alguns focos residuais”, afirmou Gabriel Plus, porta-voz dos bombeiros de Paris.
O incêndio causou grandes danos à catedral. Segundo Plus, “todo o telhado foi destruído, toda a armação foi destruída, parte da abóbada caiu e a flecha (ponto mais alto) já não existe mais”.
O presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu “reconstruir” a catedral. “Nós vamos reconstruir essa catedral, todos juntos. Uma campanha nacional vai ser lançada, e para além das nossas fronteiras. Nós faremos um chamado aos maiores talentos, que serão muitos e virão para reconstruir nossa Notre-Dame.”
O incêndio começou por volta das 18h50 locais (13h50 de Brasília) na parte superior da catedral e se propagou rapidamente para o telhado.
O fogo queimou o teto de madeira de mais de cem metros de comprimento, conhecido como “a floresta”, pelo grande número de vigas utilizadas para instalá-lo.