Os desafios da escola no enfrentamento das violências e a experiência dos Núcleos de Estudos de Gênero em 226 instituições de ensino de Pernambuco. Esses são os principais temas que serão debatidos, nesta terça-feira (26), no 5º Seminário de Integração dos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher. O evento realizado pela Secretaria da Mulher Pernambuco em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) acontece, das 8h às 16h30, no Recife Praia Hotel, na Avenida Boa Viagem, nº 09 – Pina.
A secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, explica que Pernambuco é pioneiro em implementar núcleos de estudos de gênero em todas as escolas de referência em ensino médio e técnico-subseqüente da Região Metropolitana do Recife.
A gerente de Formação em gênero da SecMulher-PE, Juliane Olivieira, ressalta que os núcleos fazem parte de um trabalho de prevenção da violência de gênero no Estado, bem como o de fortalecer a política da igualdade entre mulheres e homens na escola, ambiente doméstico, trabalho e todas as relações pessoais como cidadãs e cidadãos.
A feminista e pesquisadora da Fundarpe, Cristina Buarque, dirigirá a roda de diálogo sobre os desafios da escola perante o enfrentamento da violência; as escolas de Referência em Ensino Médio João Bezerra, em Brasília Teimosa; Técnica Estadual Epitáfio Pessoa, no Cabo de Santo Agostinho, apresentarão suas experiências no trabalho com os núcleos.
Na ocasião também será lançado o livro Gênero e outros Saberes: Múltiplos Olhares do professor Walfrido Meneses.
NÚCLEOS EM PERNAMBUCO – Os 226 Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher estão distribuídos em 153 Escolas de Referência em Ensino Médio, 01 Escola de Ensino Médio Regular, 23 Escolas Técnicas Estaduais, 33 em Instituições de Ensino Superior e 16 campi do Instituto Federal de Pernambuco.
Trata-se de unidades promotoras de ações de formação, pesquisa e extensão, com o para promover desenvolvimento de práxis comprometida com a transformação social, a partir da promoção dos direitos da mulher e da igualdade entre os sexos.