Home » Sem categoria » Prefeitura Amiga das Mulheres: Alepe reconhece gestões que promovem políticas de igualdade de gênero

Prefeitura Amiga das Mulheres: Alepe reconhece gestões que promovem políticas de igualdade de gênero

As cidades de Petrolina (Sertão), Passira (Agreste), Rio Formoso (Zona da Mata) e Abreu e Lima (RMR), vencedoras da sexta edição do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres, receberam a honraria em Reunião Solene na noite desta terça (26). A iniciativa da Assembleia Legislativa, criada por meio da Resolução nº 1.213/2013 e coordenada pela Comissão de Defesa dos Direitos das Mulher, reconhece as gestões municipais que implementam políticas públicas visando promover a equidade nas relações de gênero.

Os municípios são avaliados pela implantação de políticas em benefício do segmento feminino. Entre os critérios analisados, estão o quantitativo de cargos públicos de primeiro escalão ocupados por mulheres; a execução de projetos e ações voltados à educação e à saúde, bem como o combate à violência.

Nesta edição, 15 cidades foram indicadas por parlamentares da Casa. “O júri responsável por escolher as quatro prefeituras amigas das mulheres fez, como era de se esperar, um excelente trabalho”, afirmou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), responsável por comandar a solenidade.

Este ano, a comissão avaliadora foi composta pelas deputadas Delegada Gleide Ângelo (PSB), Clarissa Tércio (PSC) e Juntas (PSOL), representando a Assembleia; Maria Beatriz Vidal e Ana Cláudia Callou, da Secretaria Estadual da Mulher; e Regina Célia Barbosa, vice-presidente do Instituto Maria da Penha, na vaga destinada à sociedade civil.

Petrolina foi indicada pelo ex-deputado Beto Accioly; Passira, por proposição do ex-deputado Henrique Queiroz e do deputado Alberto Feitosa (SD); Rio Formoso, por requerimento da Primeira Vice-Presidente da Casa, deputada Simone Santana (PSB); e Abreu e Lima, pelo deputado Isaltino Nascimento (PSB).

“Felicitamos todos os gestores municipais envolvidos na criação de políticas públicas direcionadas ao empoderamento feminino nas quatro cidades vencedoras da edição 2019 do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres. Certamente, elas merecem este reconhecimento da Casa de Joaquim Nabuco”, completou Medeiros.

Presidente da Comissão de Defesa da Mulher, Delegada Gleide Ângelo falou da importância de reconhecer as prefeituras que fazem um trabalho de gestão com foco no público feminino. Segundo a parlamentar, os quatro municípios ganhadores foram os que mais se destacaram conforme os critérios estabelecidos. De acordo com ela, as gestões implementaram políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres, combate ao analfabetismo, saúde e qualificação profissional.

“Temos que pensar nas mulheres antes de sofrerem violência, por isso elas precisam ter uma profissão para conquistar independência financeira, bem como receber o apoio de um centro de referência que possa ajudá-las a sair desse ciclo. Fico muito feliz, mas precisamos ter tudo isso nos 184 municípios de Pernambuco”, avaliou Gleide Ângelo.

Em seguida, a ex-presidente da Comissão da Mulher Simone Santana discursou em nome de todos os parlamentares autores das indicações. “É uma verdadeira honra estar entre as senhoras prefeitas e os senhores prefeitos nesta noite. As gestões vencedoras têm o selo da vontade política. Da intenção de melhorar, com o pouco que se tem, a condição das mulheres na sociedade.” Entre as políticas públicas realizadas em Rio Formoso, cidade que indicou, ela citou o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico visando ao empoderamento feminino por meio da capacitação para o mercado de trabalho.

Os prefeitos Miguel Coelho (Petrolina), Marcos José (Abreu e Lima), Rênia Carla (Passira) e Isabel Hacker (Rio Formoso) receberam troféus e diplomas. Eles fizeram discursos de agradecimento à Assembleia e aos deputados.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários